"Sem o Trabalho as coisas úteis e agradáveis ou não existiriam ou não serviriam."
Padre Dehon

A ressurreição é a maior Páscoa de todos os tempos

Sábado, 04 de Abril de 2015 - 20h24

Feliz e abençoada Páscoa na Ressurreição do Senhor!

               Caríssimo visitante, paz.

               Para alimentar sua participação nas celebrações do Tríduo Pascal, oferecemos as breves reflexões que seguem. Esperamos que lhe sejam de muito proveito.

               Foram colhidas no livro “Meditando a Palavra-Páscoa 3”, de autoria do Pe. Augusto César Pereira SCJ, editado pela “Paulus”.

 

               O que é Páscoa? O que é a ressurreição? É a passagem de uma situação para outra. Por exemplo, passar da escravidão para a liberdade.

               A Páscoa cristã é a celebração de um fato, a ressurreição de Jesus Cristo. Não é uma doutrina, mas um fato. Páscoa significa passagem. É a passagem de Jesus da morte para a vida e a vitória do amor (graça) dele sobre o pecado. A Ressurreição é essa passagem. É a passagem do sem vida para a vida. É questão de vida. A vida de Jesus e a vida nova do povo de Deus.

               A ressurreição é um fato entre tantos outros. Tornou-se importante quando o fato ressurreição foi ligado ao fato da morte de Jesus, crucificado e sepultado.

               Na Páscoa, Jesus realizou concretamente a missão para que ele veio ao mundo: a salvação. A salvação consiste na libertação do povo: da opressão dos poderosos para a liberdade da vida; da opressão do pecado, para a vida no amor. Para acontecer hoje, a Páscoa também precisa libertar o povo de Deus de toda opressão que lhe tira a liberdade e a dignidade.

               A ressurreição é o selo de garantia de que o povo está salvo. Isto é, Jesus traz a vida nova, livre da morte e do pecado, farta da liberdade e do amor. A ressurreição é a força transformadora do amor. Tudo é novo, depois da ressurreição; por causa da ressurreição.

               Doravante, o mistério de Cristo, da Humanidade e da Igreja pode ser compreendido quando for iluminado pela luz da ressurreição. A vida e a morte, o sofrimento, a dor e a alegria são entendidos na luz da ressurreição.

               A própria luta pela libertação das situações desumanas em que vivem os pobres e os miseráveis é explicada e incentivada pela força transformadora da ressurreição. É o significado da Campanha da Fraternidade. Toda mudança de tratamento interpessoal como das situações concretas de vida indigna é a ação transformadora da ressurreição.

               Porém, o sentido básico da ação transformadora é o mesmo amor de Jesus Cristo. Os cristãos e as comunidades precisam testemunhar, pelas suas ações libertadoras, que continua em ação a fraternidade do ensinamento e da prática de Cristo. Sempre que houver ação transformadora movida pelo amor, há ressurreição.

               Não é só libertação interior do pecado, mas proposta de vida social também nova. Logo, a Campanha da Fraternidade não é só uma conversão interior, mas inspiradora de ação transformadora sobre a realidade!

               Reflexão – Quais das minhas atitudes revelam a mística pascal de “dar a vida por amor aos irmãos(ãs)”?

       
               
Feliz e abençoada Páscoa na Ressurreição do Senhor!

Pe. Augusto César Pereira SCJ

  • Relacionadas

  • Hino do sínodo

    Sexta-feira, 29 de Setembro de 2017 - 07h51

    As estrofes recordam a origem missionária da cidade, no Pateo do Collegio, bem como os santos que marcaram a história de São Paulo.

  • Água batismal e Ressurreição

    Sexta-feira, 03 de Abril de 2015 - 20h13

    Foram colhidas no livro “Meditando a Palavra-Páscoa 3”, de autoria do Pe. Augusto César Pereira SCJ, editado pela “Paulus”.

  • Jesus era culpado de quê?

    Quinta-feira, 02 de Abril de 2015 - 20h20

    Reflexão – Quais das minhas atitudes revelam a mística pascal de “dar a vida por amor aos irmãos(ãs)”?

  • “Façam o mesmo que eu fiz”

    Terça-feira, 31 de Março de 2015 - 06h00

    Caríssimo visitante, paz. Para alimentar sua participação nas celebrações do Tríduo Pascal, oferecemos as breves reflexões que seguem. Esperamos que lhe sejam de muito proveito. Feliz Páscoa na Ressurreição do Senhor!

Álbum de fotos

apoio
F
Copyright© candelaria.org.br. Todos os direitos reservados / All rights reserved.