"Nosso Senhor olha por todas as necessidades, no tempo oportuno, se nos abandonar-mos a Ele."
Padre Dehon

Ir ao encontro da família.....

Domingo, 17 de Abril de 2016 - 14h41

Jesus quer ir ao encontro dessas famílias para dar o Vinho Novo.

          O Senhor Jesus, no início de seu ministério, foi convidado para uma festa de casamento em Caná da Galiléia. A família que o havia convidado para a festa passou por um séria dificuldade, porque o vinho que havia preparado para os convidados não foi suficiente. Na ocasião, por intercessão da Virgem Maria, o Senhor realizou o seu primeiro milagre, transformando água em vinho (Cf. Jo 2,1-12).

           Há famílias que começaram com entusiasmo a vida comum, com projetos tão bonitos de uma vida feliz (tinham vinho), alimentadas nos valores e na fé, mas foram perdendo a alegria, foi acabando o vinho, porque deixaram de alimentar a vida na fé e na doação ao outro; deram ouvidos a outras propostas de vida que prometiam uma vida muito mais feliz, onde se apregoa que o mais importante é você ser feliz, sem pensar nos demais: amor sem compromisso, festa sem vinho (Cf. CANTALAMESSA, 612).

          As consequências destas propostas são dolorosas: muitas famílias não têm vinho, vivem  sob a tristeza e o desgosto e não têm mais nada a oferecer aos filhos, a não ser a  desesperança e a angústia de uma vida vivida sem alegria, sem fé, de um matrimônio esfacelado, cheio de feridas, falta de compreensão e perdão; vivem juntos, mas cada um alimenta o seu egoísmo;  a luz da fé que outrora alimentava e sustentava a família, não brilha mais. No lugar do vinho têm somente jarras de água para si e para dar aos convidados: os filhos.

          Jesus quer ir ao encontro dessas famílias para dar o Vinho Novo, porque jarras de água não são suficientes para um projeto autêntico de amor e de vida familiar. Ele mesmo nos deu o exemplo. Ele foi às Bodas de Caná, e quer que nós, discípulos missionários, saíamos em missão para levar de casa em casa o Vinho Novo, o Evangelho da Família.

          É Páscoa, é o tempo oportuno de levar o Vinho Novo que nasce do madeiro ensangüentado da Cruz; é o tempo de seguir os passos do Mestre, valorizar a família, santuário da vida, motor do mundo, com ação missionária decidida e eficaz, que respeite o rico ensinamento da Igreja sobre a família e seja capaz de acolher na comunidade eclesial as famílias e as novas situações que estão se apresentando no atual contexto cultural.

Dom Sergio de Deus Borges - Bispo Auxiliar de São Paulo - Vigário Episcopal para a Região Santana

  • Relacionadas

  • À GLORIOSA DE DEUS

    Sábado, 25 de Maio de 2019 - 13h45

    É verdadeiramente justo glorificar a Mãe de Deus, isenta de todo pecado.

  • SEMANA SANTA 2019

    Segunda-feira, 08 de Abril de 2019 - 13h22

    Acompanhem a programação completa da Semana Santa.

  • A tragédia de Suzano, um chamado para reacender a nossa Profecia

    Terça-feira, 02 de Abril de 2019 - 17h45

    Como Igreja discípula-missionária temos a grande missão de ir no encontro das juventudes, e ajudar os jovens a subirem a ladeira da existência.

  • O desejo de constituir família

    Sábado, 16 de Março de 2019 - 08h21

    As ciências confirmam o que foi constatado no Sínodo extraordinário da família, o ideal de família está no horizonte de nossos jovens e adolescentes.

  • Vigiai

    Segunda-feira, 24 de Dezembro de 2018 - 10h49

    Levantar a cabeça é a atitude viva dos que permanecem vigilantes, dos que sabem que “hão de ver o Filho do homem vir...”.

Álbum de fotos

apoio
D
Copyright© candelaria.org.br. Todos os direitos reservados / All rights reserved.