Missão do brasileiro
Terça-feira, 03 de Maio de 2016 - 13h21
É hora de pedir a força do Espírito de Deus para que os brasileiros exerçam sua missão de cidadãos, construindo uma Nação mais justa e comprometida com a caminhada de seu povo.
Toda pessoa tem uma missão importante a desempenhar, porque ela não foi criada por acaso. Está em suas mãos a preservação e a construção da vida em todas as circunstâncias. Isto acontece no contexto de sua área de convivência. Por isso, o brasileiro tem uma tarefa muito exigente no momento, a de ajudar o país a realizar a paz, porque ela corre riscos muito fortes.
Na liturgia, estamos na espera do Espírito Santo. A promessa de Jesus é que Ele seja força na vida dos cristãos, evitando envolvimento interesseiro, meramente egoísta e por ambições de poder. É hora de pedir a força do Espírito de Deus para que os brasileiros exerçam sua missão de cidadãos, construindo uma Nação mais justa e comprometida com a caminhada de seu povo.
Os partidos políticos significam divisão. Nenhum tem o todo e, por isso, vivem brigando uns com os outros sem a preocupação maior, que é o bem comum e o progresso sustentável. Os interesses particulares estão acima do todo e revelam uma incompetência que tem impressionado a imprensa internacional. Com isto o país vai sendo criticado, porque sua conduta não condiz com sua riqueza.
Como as coisas estão caminhando, parece que teremos novos tempos, mas não sabemos se melhores ou piores. Chegamos a situações lamentáveis de corrupção em todo o país. O trato com o bem público não tem sido através de uma política como “arte de bem administrar”, mas oportunidade de poder fruto de conquista com o sofrimento das pessoas menos preparadas e marginalizadas de hoje.
É preciso olhar para o projeto de Jesus Cristo e o que Ele tinha em mente. Sua meta era a salvação do mundo inteiro e não o privilégio de determinado grupo. Ele preparou os apóstolos para uma missão libertadora, a formação das consciências para que cada pessoa pudesse ser dona de seu próprio destino. Com isto vemos que Ele era contra todo tipo de pressão e manipulação das pessoas.
A missão dos apóstolos de Jesus deve ser hoje a missão dos brasileiros. Achar caminhos certos de libertação, de forma madura e responsável, sem desequilíbrios que ameaçam a paz. Não podemos perder a soberania do Estado, que deve estar acima de toda autoridade e de todo poder. É preciso discernir a verdade como fonte de organização para dar sustentabilidade ao povo brasileiro.
Dom Paulo Mendes Peixoto
Arcebispo de Uberaba (MG)
CNBB
Relacionadas
-
Terço da Esperança e da Solidariedade: nesta quarta-feira, novo momento de oração
Quarta-feira, 01 de Abril de 2020 - 09h38
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) continua sua iniciativa de oração em comunhão com toda a Igreja no Brasil, nesta quarta-feira, 1º de abril, às 15h30. Será transmitido pelas TVs de inspiração católica do país, emissoras de rádio e pelas páginas da Conferência no Facebook e no Youtube.
-
CNBB 60 Anos: Ação de Graças e Compromisso
Domingo, 04 de Novembro de 2012 - 12h51
O Concílio Vaticano II, iluminou os fundamentos da caminhada da nossa Conferência que, neste ano, se torna sexagenária, revelando o início da terceira idade, um signo de maturidade no pastoreio.
-
Nota oficial de pesar da CNBB pelo falecimento de dom Eugênio Sales
Terça-feira, 10 de Julho de 2012 - 20h28
Nota de condolência pelo falecimento do Cardeal dom Eugenio de Araújo Sales.
-
Seguem abertas as inscrições para o Curso de Formação e Atualização Litúrgico-musical
Domingo, 28 de Agosto de 2011 - 11h19
O CELMU está completando 20 anos de atividades ininterruptas. Durante este tempo, inúmeros agentes de música litúrgica do Brasil buscaram formação e aprofundamento e tornaram-se referência para a liturgia em suas comunidades.
-
Em 2013, a JMJ é no Brasil!
Domingo, 21 de Agosto de 2011 - 10h20
Rio de Janeiro será a próxima sede da JMJ, anuncia Bento XVI.