"Sem o Trabalho as coisas úteis e agradáveis ou não existiriam ou não serviriam."
Padre Dehon

Missionários da misericórdia

Sábado, 09 de Julho de 2016 - 07h54

Jesus compreendeu seu coração e suas intenções e lhe deu uma missão.

          Conta o Santo Evangelho de São Marcos que havia na região dos Gerasenos um homem possuído por um espírito impuro que machucava a si mesmo e aos outros e ninguém conseguia dominá-lo. Este homem foi ao encontro de Jesus que passava por aquela região e foi libertado de todo o mau (Mc 5,1-20). O encontro com o Deus misericordioso mudou toda a sua vida.

          Em gratidão pela nova vida, recebida gratuitamente de Jesus, este homem O seguia. É a experiência de ser amado, de saborear a amizade do Senhor e o desejo de corresponder tamanha ternura e bondade. Jesus compreendeu seu coração e suas intenções e lhe deu uma missão: ‘Vá para tua casa, para os seus, e lhes anuncie tudo o que o Senhor fez para você, e como teve misericórdia de você’ (Mc 5,19).

          A possibilidade de encontrar a misericórdia não pode ficar escondida, a misericórdia  precisa ser anunciada, conhecida. O Papa Francisco ensina que a missão no coração do povo não é uma parte da minha vida, ou um ornamento que posso pôr de lado; não é um apêndice ou um momento entre tantos outros da minha vida. É algo que não posso arrancar do meu ser, se não me quero destruir.... É preciso considerarmo-nos como que marcados a fogo por esta missão de iluminar, abençoar, vivificar, levantar, curar, libertar” (EG 273).

          Assim, o homem de endemoniado, no encontro com a misericórdia e livre, tornou-se missionário da misericórdia. É o princípio fundamental da Palavra na vida do batizado: imitador de Cristo (Ef 5,1), imitador da misericórdia. “Ele partiu e começou a anunciar na Decápolis o quanto Jesus tinha feito por ele. E todos ficavam maravilhados” (Mc 5,20). Ele passou a imitar o Senhor anunciando a mais bela notícia: o Deus misericordioso existe.

          Com Jesus ele descobriu que era uma missão nesta terra e para isto foi liberto, para assumir sua mais pura realidade, o mais profundo do seu ser, o encontro consigo mesmo: imagem e semelhança de Deus. “O verdadeiro missionário, que não deixa jamais de ser discípulo, sabe que Jesus caminha com ele, fala com ele, respira com ele, trabalha com ele.

          Sente Jesus vivo com ele, no meio da tarefa missionária” (EG 266). Os frutos da missão, em nome de Jesus, são relatados por São Marcos: “E todos ficavam maravilhados” (Mc 5,20). O anúncio corajoso da misericórdia enchia de alegria o coração daqueles que o ouviam e acalenta o nosso coração hoje, porque a misericórdia é uma das maiores necessidades de nosso tempo.

          Se lá o Senhor Jesus enviou o homem de Gerara - vá e anuncie que o Senhor teve misericórdia de ti – hoje, nós somos enviados como missionários da misericórdia de Deus.

          O chamado dirige-se a nós, pessoalmente ou através da comunidade paroquial, nas pastorais, movimentos e serviços para sermos a voz que anuncia e o sinal transbordante e interpelador da misericórdia de Deus e, assim, “possa chegar o bálsamo da misericórdia como sinal do Reino de Deus já presente no meio de nós” (MV 5).

Dom Sergio de Deus Borges - Bispo Auxiliar de São Paulo - Vigário Episcopal para a Região Santana

  • Relacionadas

  • Permanecer centrado!

    Terça-feira, 15 de Maio de 2018 - 10h12

    “Sejam santos como o vosso Pai celeste é santo” (Mt 5,48).

  • Um projeto que se fortalece

    Quarta-feira, 04 de Abril de 2018 - 16h42

    Uma comunidade que assume a iniciação cristã renova sua vida comunitária e desperta seu caráter missionário.

  • A nossa fé

    Quinta-feira, 01 de Março de 2018 - 17h15

    O nosso testemunho ajudará as pessoas a professar a fé da Igreja, fé forte, vivida na comunidade dos que creem.

  • Posse do novo pároco

    Segunda-feira, 19 de Fevereiro de 2018 - 01h04

    Tomou posse na igreja Nossa Senhora da Candelária, o novo pároco Padre Aparecido Octaviano Pinto da Silva, scj.

  • A caminhada iniciou

    Sábado, 03 de Fevereiro de 2018 - 20h42

    Neste ano, 2018, celebramos a segunda etapa do Sínodo.

Álbum de fotos

apoio
A
Copyright© candelaria.org.br. Todos os direitos reservados / All rights reserved.