"Sem o Trabalho as coisas úteis e agradáveis ou não existiriam ou não serviriam."
Padre Dehon

Igreja é uma vocação

Terça-feira, 30 de Agosto de 2016 - 07h48

Foi Jesus quem os reuniu, chamando cada um deles: «Vinde após Mim»

          Nas proximidades do mês de agosto costumamos dar mais atenção à reflexão sobre o tema vocacional. Para não fugir da regra, quero tratar deste tema, porém aproveitando uma perspectiva apresentada pelo Beato Paulo VI na audiência geral, de 17 de novembro de 1971, quando ele tratava do tema Igreja. Escolheu como tema da audiência geral “A Igreja é uma vocação”. Aqui, apresento uma síntese dessa belíssima catequese que nos leva a essência do ser Igreja, assembleia de convocados, vocacionados.

          Na ocasião, perguntava o Beato Paulo VI: Que significa Igreja? A curiosidade despertada por esta pergunta refere-se, agora, à etimologia da palavra: Igreja, na linguagem bíblica, significa uma assembleia convocada, de caráter religioso. É este o seu significado desde o Antigo Testamento. Cristo tornou Seu este vocábulo e atribuiu-lhe um sentido próprio: «a Minha Igreja» (Mt 16, 18).

          O Santo Padre comentou com simplicidade, naquela ocasião, que a Igreja nasceu de uma vocação, de uma vocação divina e as comunidades presentes no Novo Testamento tinham clara compreensão de terem sido chamadas: Comecemos pelos Apóstolos, dizia ele. Foi Jesus quem os reuniu, chamando cada um deles: «Vinde após Mim» (Mt 4, 19-22; cfr. 9, 9; Jo 21, 19). Não se associaram por iniciativa própria; foram escolhidos pelo próprio Cristo, que um dia lhes disse: «Não fostes vós que Me escolhestes, fui Eu que vos escolhi...» (Jo 15, 16 ss.; Lc 6, 13). São Paulo usa frequentemente este conceito de vocação, como um conceito constitutivo da Igreja primitiva (cfr. Rom 8, 30; Gál 1, 6; 1 Tess 2, 12; etc.). E o mesmo faz São Pedro (cfr. 1 Ped 1, 15; 2, 9; 5, 10; 2 Ped 1, 3).

          A consciência vocacional da Igreja gera vida de comunidade: As pessoas que a acolhem são convocadas, juntamente com outras, também fiéis, e formam imediatamente uma comunidade, a Igreja, a sociedade dos «chamados a ser de Jesus Cristo» (Rom 1, 6). Quem foi chamado não permanece só, isolado, autônomo, mas é inserido, «ipso facto», como membro de um corpo, o Corpo Místico de Cristo, que é a Igreja (cfr. Col 2, 19; 3, 15; Ef 4, 6).

          Na Igreja, insiste o Beato Paulo VI, as pessoas encontram o sentido da vida, o porquê viver; ela dá uma finalidade e um mérito à vida: o Reino dos Céus. Por este motivo, é a geradora das vocações, e, podemos dizer, o “lugar” para as pessoas que andam à procura de uma finalidade pela qual valha a pena viver, buscar, amar, agir, sofrer e morrer.

          No entanto, muitos homens e as mulheres de nosso tempo não ouvem a voz de Cristo, não buscam a Comunidade, não se sentem convocados, e, infelizmente, não encontram o sentido para sua vida e o lamento de Jesus continua: «Se neste dia tivesses conhecido, tu também, O que te pode trazer a paz! Mas isto ficou oculto aos teus olhos» (Lc 19, 42).

          Como Igreja, assembleia de vocacionados, cabe a nós hoje, em nome de Cristo, formar uma cultura vocacional no ambiente em que vivemos, porque todos são convocados e precisam ouvir claramente a voz do Pastor e da Igreja, o mesmo convite doce e decisivo: vem!

Dom Sergio de Deus Borges - Bispo Auxiliar de São Paulo e Vigário Episcopal para a Região Santana

  • Últimas matérias

  • Cristãos Leigos e Leigas, Sujeitos na Igreja e na Sociedade!

    Terça-feira, 14 de Novembro de 2017 - 07h18

    Eles hão de ser parte ativa e criativa na elaboração e execução de projetos pastorais a favor da comunidade.

  • Fazer missão com Maria

    Segunda-feira, 09 de Outubro de 2017 - 07h35

    A sensibilidade da Virgem Maria deve tocar nosso coração e mover nossa vontade em direção aos irmãos e irmãs que não participam da Comunidade.

  • Hino do sínodo

    Sexta-feira, 29 de Setembro de 2017 - 07h51

    As estrofes recordam a origem missionária da cidade, no Pateo do Collegio, bem como os santos que marcaram a história de São Paulo.

  • Logotipo do sínodo arquidiocesano

    Quarta-feira, 20 de Setembro de 2017 - 07h25

    Na imagem, a Catedral da Sé, símbolo da Igreja em São Paulo, aparece em meio a prédios e uma casa, representando a inserção da Igreja na cidade.

  • Novena Nossa Senhora Aparecida

    Quarta-feira, 20 de Setembro de 2017 - 05h52

    Vamos juntos, filhos e filhas, agradecer tantas graças recebidas em nossa vida, nossas famílias, nossas comunidades e nas 65 Paróquias de nossa Região Episcopal Sant’Ana.

  • todas as notícias

Álbum de fotos

apoio
D
Copyright© candelaria.org.br. Todos os direitos reservados / All rights reserved.