"Nosso Senhor olha por todas as necessidades, no tempo oportuno, se nos abandonar-mos a Ele."
Padre Dehon

A Iniciação à vida cristã fortalece as vocações

Sexta-feira, 04 de Agosto de 2017 - 04h25

A Paróquia - casa de iniciação à vida cristã - é um impulso do Espírito Santo e um itinerário seguro para a formação de discípulos missionários.

          Na mensagem do mês de julho, citando o Documento de Aparecida, eu disse que "Temos uma alta porcentagem de católicos sem consciência de sua missão de ser sal e fermento no mundo, com uma identidade cristã fraca e vulnerável".

          Onde não há consciência da missão de ser sal e fermento não há anúncio, não existe a capacidade de proclamar como proclamava o Apóstolo Paulo: "Minha vida atual, na carne, eu vivo na fé, crendo no Filho de Deus" (Gl 2,20).

          Olhemos, por exemplo, para a família, que é chamada a ser a grande transmissora da fé e dos valores. A perda de consciência católica está presente em muitas famílias que não realizam a missão de ensinar a fé, não trazem as crianças à Igreja para a grande graça, o batismo, não procuram a Comunidade paroquial para a santificação do domingo, participando da santa Missa, e não veem mais como essencial a preparação para os sacramentos.

          Com uma identidade cristã fraca é muito difícil se falar de vocação, de servir a Deus, de sentir o chamado de um Pai e as pessoas se sentem órfãos. Este sentimento de orfandade, fruto de uma vulnerável identidade cristã, torna débil o testemunho evangélico, ineficiente a ação pastoral e frágil a resposta vocacional.

          Porém, o Papa Francisco nos recorda que Jesus fez-nos uma grande promessa: “Não vos deixarei órfãos! (Jo 14, 18), porque Ele é o caminho a percorrer, o Mestre que devemos ouvir, a esperança que não desilude. Como podemos deixar de sentir o arder o nosso coração e dizer a todos, de modo especial aos jovens: Tu não és órfão! Jesus Cristo revelou-nos que Deus é Pai e quer ajudar-te, porque te ama. Eis o profundo sentido da iniciação cristã: gerar para a fé quer dizer anunciar que nós não somos órfãos”.

          Por isso que, na força renovadora do Espírito Santo, devemos entrar num processo de conversão pastoral, realizando uma radical transformação no modo de concretizar a ação evangelizadora em nossas comunidades, assumindo o caminho da 2a urgência do 12o Plano de Pastoral.

          Próximos do ano de 2020 e em caminho sinodal, a evangelização supõe uma Paróquia em estado permanente de missão, dedicada não apenas ao anúncio (falar), mas também à busca de caminhos que fortaleçam a nossa identidade católica  (cf. CNBB, doc. 107, n. 65), tornem forte o testemunho evangélico, construam uma válida ação pastoral e reacendam o dom da vocação no coração dos jovens.

          A Paróquia - casa de iniciação à vida cristã - é um impulso do Espírito Santo e um itinerário seguro para a formação de discípulos missionários, católicos que ouvem a voz de Jesus que diz pessoalmente: ‘é bom que tu vivas, a tua vida não é inútil, porque a ti foi confiado uma grande tarefa. Eis no que consiste a verdadeira sabedoria: num olhar novo sobre a vida, que nasce do encontro com Jesus’ (Papa Francisco).

Dom Sergio de Deus Borges - Bispo Auxiliar de São Paulo - Vigário Episcopal para a Região Sant`Ana

  • Relacionadas

  • Igreja – Casa da Iniciação à vida cristã

    Terça-feira, 04 de Julho de 2017 - 08h30

    Nesta Assembleia Sinodal, os bispos salientam a necessidade de renovar a Paróquia para fortalecer os vínculos de comunhão entre todos os fiéis.

  • Acolher melhor é também ir ao encontro

    Quarta-feira, 08 de Março de 2017 - 07h14

    Sejamos imitadores de Jesus Cristo, discípulos missionários que amamos o Reino de Deus e a santa Igreja Católica.

  • Uma alegria que deve ser partilhada

    Segunda-feira, 13 de Fevereiro de 2017 - 03h03

    Todos os domingos temos a alegria de estar diante do Filho de Deus, na Santa Missa.

  • 2017: Paz, prosperidade e benção

    Terça-feira, 10 de Janeiro de 2017 - 05h22

    Mas a paz não pode permanecer somente um desejo ou voto, ela precisa ser construída, durante todo o ano.

  • O fim do ano

    Sexta-feira, 16 de Dezembro de 2016 - 09h50

    Vamos correr e abraçar as pessoas de nosso convívio ou de nossa família que precisam de perdão ou que precisamos pedir perdão.

Álbum de fotos

apoio
F
Copyright© candelaria.org.br. Todos os direitos reservados / All rights reserved.