"Não basta fazer bem aquilo que fazemos, é preciso fazê-lo com amor."
Padre Dehon

A caminhada iniciou

Sábado, 03 de Fevereiro de 2018 - 20h42

Neste ano, 2018, celebramos a segunda etapa do Sínodo.

          Dom Odilo convocou no ano de 2017 o 1o Sínodo da Arquidiocese de São Paulo, num momento de incertezas e inseguranças na humanidade, onde muitas irmãs e irmãos tem perdido as esperanças, onde as injustiças e o empobrecimento atinge a muitos, especialmente aos nossos jovens. É nosso dever ir no encontro das necessidades e buscas atuais, comungando a nossa fé, com novas linguagens e métodos, com pastorais renovadas e igrejas mais acolhedoras: onde Bispos, Padres, Religiosos e Religiosas e Batizados, consigamos em Cristo, renovar e oferecer vida nova ao mundo. Por isso o Sínodo, por isso a sua importância, por isso precisamos de você.

          Neste ano, 2018, celebramos a segunda etapa do Sínodo. Esta etapa será celebrada em todas as paróquias e comunidades de nossa Arquidiocese, envolvendo os Fiéis leigos, os Párocos, os Vigários paroquiais, os Diáconos e os Consagrados.

          Por que dedicar uma etapa do Sínodo sobre a Paróquia e as Comunidades? Porque a paróquia é o primeiro lugar concreto onde vivenciamos o nosso ser igreja. A Paróquia é “o santuário onde os peregrinos sedentos vão se abastecer e renovar as energias para prosseguir a caminhada da vida espiritual, lugar de desenvolvimento e crescimento da vida cristã, espaço de vivência da Palavra, ambiente sagrado da busca do Pão vivo descido do céu para se transformar em alimento necessário para o empenho que cada um de nós deve ter no compromisso com uma sociedade e um mundo mais justo, fraterno e solidário” (Papa Francisco, EG, 28).

          Concretamente, em que consistirá o caminho sinodal nas paróquias? Dom Odilo nos auxilia a compreender: os membros da Paróquias serão convidados a fazer uma reunião mensal de grupo, seguindo o roteiro preparado pela Comissão de Coordenação Geral do Sínodo. Os encontros acontecerão de fevereiro até outubro. As reflexões dos grupos serão depois recolhidas e serão a base para a assembleia paroquial do Sínodo, a ser realizada entre o final de outubro e o início de novembro.

          Todos os membros da Paróquia são convidados a participar das reuniões mensais em grupo: Pastorais, Movimentos, Serviços, Grupos de Novena, Associações e Novas Comunidades; as pessoas que não formam nenhum grupo específico não precisam ficar fora deste processo, podem ser organizar em pequenos grupos para contribuir com o caminho sinodal na Paróquia.

          Vamos participar, vamos fazer um grande movimento popular e de fé em favor de nossas Paróquias e Comunidades marcando presença ativa nas atividades do Sínodo. A contribuição de cada um de nós será importante porque a renovação da Paróquia e da Arquidiocese é essencial para que nossa Igreja, grande comunidade de muitas comunidades de discípulos missionários de Jesus Cristo, possa realizar bem sua missão na cidade de São Paulo.

Dom Sergio de Deus Borges - Bispo Auxiliar de São Paulo - Vigário Episcopal – Região Santana

  • Relacionadas

  • À GLORIOSA DE DEUS

    Sábado, 25 de Maio de 2019 - 13h45

    É verdadeiramente justo glorificar a Mãe de Deus, isenta de todo pecado.

  • SEMANA SANTA 2019

    Segunda-feira, 08 de Abril de 2019 - 13h22

    Acompanhem a programação completa da Semana Santa.

  • A tragédia de Suzano, um chamado para reacender a nossa Profecia

    Terça-feira, 02 de Abril de 2019 - 17h45

    Como Igreja discípula-missionária temos a grande missão de ir no encontro das juventudes, e ajudar os jovens a subirem a ladeira da existência.

  • O desejo de constituir família

    Sábado, 16 de Março de 2019 - 08h21

    As ciências confirmam o que foi constatado no Sínodo extraordinário da família, o ideal de família está no horizonte de nossos jovens e adolescentes.

  • Vigiai

    Segunda-feira, 24 de Dezembro de 2018 - 10h49

    Levantar a cabeça é a atitude viva dos que permanecem vigilantes, dos que sabem que “hão de ver o Filho do homem vir...”.

Álbum de fotos

apoio
F
Copyright© candelaria.org.br. Todos os direitos reservados / All rights reserved.