"Não há amor sem dor"
Padre Dehon

Semana Nacional da Família

Domingo, 22 de Julho de 2018 - 10h09

O Evangelho da família, alegria para o mundo.

          Deus ama a alegria do ser humano, pois Ele criou tudo “para nosso bom uso” (1 Tim 6, 17), a alegria é também o centro da principal tarefa da Igreja que é precisamente a alegria do Evangelho, Evangelii gaudium (Título da primeira exortação apostólica do Papa Francisco). Nesse sentido, o tema da Semana Nacional da Família será: O Evangelho da família, alegria para o mundo, e que será celebrada nos dias 11 a 18 de agosto em todo a nossa Arquidiocese. Queremos juntos com o Santo Padre, nos esforçar para anunciarmos a alegria de se viver em família, iluminados pela fé.

          O Evangelho revela a verdadeira alegria e educa o coração da pessoa à mesma alegria. Também um casal de esposos corresponde à vontade de Deus, quando segue este convite bíblico: “No dia da felicidade, sê alegre” (Al 149) (Cf. Sétima Catequese do IX Encontro Mundial das Famílias).

          Uma boa semana da família começa com a oração, planejamento e preparação; o mês de julho é o tempo propício para preparar a Semana da Família na Paróquia e Comunidade. É fundamental que a equipe paroquial de Pastoral Familiar se reúna uma, duas, três vezes ou mais para organizar as atividades com a família e para a família.

          Precioso auxílio para a preparação das atividades da Semana da Família é o subsídio Hora da Família, preparado pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar. O Hora da Família explica o tema, traz dicas para a Semana e apresenta sete encontros de aprofundamento que podem ser realizados em família ou nas comunidades.

          Recordo que a preparação da Semana da Família não é uma atividade exclusiva da Pastoral familiar, mas deve envolver todos os movimentos, serviços e pastorais em um grande mutirão, uma grande rede, na missão em favor da família. O trabalho missionário em rede mostrará o que uma Comunidade unida pode fazer para anunciar o Evangelho da Família.

          Também a nível arquidiocesano a Pastoral Familiar não trabalha sozinha, há uma imensa rede de Novas Comunidades, Associações, Movimentos, Serviços e Pastorais que se dedicam em promover o bem da família.

          O início da Semana da Família em nossa Arquidiocese será um exemplo deste trabalho em rede. Neste ano vamos unir a Pastoral Familiar, Pastoral Vocacional, Pastoral dos Coroinhas e as Comunidades para a Santa Missa de abertura da Semana da Família e o encontro anual dos coroinhas.

          Será uma festa muito bonita que acontecerá no dia 11 de agosto. Vamos nos encontrar no Pátio do Colégio às 08h30 e faremos uma bela caminhada até a Catedral da Sé, onde participaremos da Santa Missa às 10h00, suplicando ao Senhor que cada Comunidade tenha uma nova vocação e que cada família seja unida por vocação.

          Com oração, preparação e forte empenho de todos nós a Semana da Família será uma alegria para as famílias e o Evangelho da Família será proclamado em todos os recantos de nossa Arquidiocese.

           Deus vos abençoe. 

Dom Sergio de Deus Borges - Bispo Auxiliar de São Paulo - Vigário Episcopal – Região Santana

Álbum de fotos

apoio
A
Copyright© candelaria.org.br. Todos os direitos reservados / All rights reserved.