"A união com Deus é o mais poderoso remédio para todos os defeitos."
Padre Dehon

Caríssimos dizimistas, não vos canseis de fazer o bem!

Quinta-feira, 04 de Julho de 2019 - 08h38

No momento atual, em meio a tantas situações difíceis no mundo e na igreja, vamos andar contra a corrente, porque nós dizimistas somos pessoas de fé, não nos deixamos contaminar pelo mundo nem pelas notícias ruins.

          São Paulo, homem de fé, homem solidário e sensível às comunidades mais carentes, escreveu à Comunidade de Tessalônica que estava dividida, cansada e sem disposição para assumir compromissos a longo prazo. Os cristãos tessalonicenses estavam divididos pela fofoca e por aqueles que viviam intrometendo-se na vida dos outros. Grande parte da comunidade encontrava-se desanimada devido aos problemas e às notícias ruins. Muitos tinham chegado à conclusão de que era inútil esforçar-se em viver na comunidade, inútil trabalhar pela edificação da Igreja e contribuir em favor dos irmãos.

          Para enfrentar o desgaste, o Apóstolo Paulo lembrou-lhes do seu testemunho pessoal de trabalho incansável na evangelização, exortando os tessalonicenses a olhar o futuro com esperança e a não se cansar de trabalhar na vinha do Senhor, mesmo em meio à fadiga, pois perseverar é uma das faces do amor. E Paulo amava muito o seu Senhor e a Igreja!

          O cansaço provocado pelas dificuldades vividas seja Igreja como um todo, seja nas Comunidades, não ficou no passado, mas está presente no nosso horizonte pastoral. São Paulo VI menciona o grande problema das comunidades onde falta o fervor. Essa falta de fervor manifesta-se no cansaço e na desilusão, no comodismo e no desinteresse e, sobretudo, na falta de alegria e de esperança em numerosos evangelizadores (EN 80).

          No momento atual, em meio a tantas situações difíceis no mundo e na igreja, vamos andar contra a corrente, porque nós dizimistas somos pessoas de fé, não nos deixamos contaminar pelo mundo nem pelas notícias ruins. Nós olhamos para Jesus, com todo o amor e respeito que o Mestre merece. Olhamos para a Igreja de Jesus, nossa Mãe, para a comunidade da qual participamos e onde nos empenhamos em carregar o peso uns dos outros, em compartilhar e em colaborar, porque todos somos corresponsáveis pelo crescimento orgânico e pela manutenção da vida comunitária.

          Supliquemos a proteção da Virgem Santíssima, Mãe dos dizimistas, aquela que não se cansou de fazer o bem, “Mesmo após o suplício da Cruz ela dedicou-se aos Apóstolos e aos discípulos, às pessoas necessitadas, à Igreja que iniciava sua vida, onde ela ofereceu e oferece continuamente o seu mais poderoso serviço.” (São João Paulo II. 08.08.1982).

          Seja assim conosco! Consagremo-nos à Igreja, ao bem, “porque quando o trabalho na vinha do Senhor parece ser vão, não se pode esquecer que Jesus é capaz de inverter tudo num momento.” (cf. Bento XVI. Homilia Visita Pastoral, 21.04.07).

Dom Sergio de Deus Borges - Bispo Auxiliar de São Paulo - Vigário Episcopal - Região Santana

  • Relacionadas

  • À gloriosa de Deus

    Sábado, 25 de Maio de 2019 - 13h45

    É verdadeiramente justo glorificar a Mãe de Deus, isenta de todo pecado.

  • SEMANA SANTA 2019

    Segunda-feira, 08 de Abril de 2019 - 13h22

    Acompanhem a programação completa da Semana Santa.

  • A tragédia de Suzano, um chamado para reacender a nossa Profecia

    Terça-feira, 02 de Abril de 2019 - 17h45

    Como Igreja discípula-missionária temos a grande missão de ir no encontro das juventudes, e ajudar os jovens a subirem a ladeira da existência.

  • O desejo de constituir família

    Sábado, 16 de Março de 2019 - 08h21

    As ciências confirmam o que foi constatado no Sínodo extraordinário da família, o ideal de família está no horizonte de nossos jovens e adolescentes.

  • Vigiai

    Segunda-feira, 24 de Dezembro de 2018 - 10h49

    Levantar a cabeça é a atitude viva dos que permanecem vigilantes, dos que sabem que “hão de ver o Filho do homem vir...”.

Álbum de fotos

apoio
O
Copyright© candelaria.org.br. Todos os direitos reservados / All rights reserved.