Terço da Esperança e da Solidariedade: nesta quarta-feira, novo momento de oração
Quarta-feira, 01 de Abril de 2020 - 09h38
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) continua sua iniciativa de oração em comunhão com toda a Igreja no Brasil, nesta quarta-feira, 1º de abril, às 15h30. Será transmitido pelas TVs de inspiração católica do país, emissoras de rádio e pelas páginas da Conferência no Facebook e no Youtube.
Conduzirá o momento de oração em torno da emergência de saúde pública da covid-19 o arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, direto do Santuário Basílica de Nossa Senhora da Piedade, em Caeté (MG).
O Terço da Esperança e da Solidariedade é uma iniciativa da CNBB que, frente à pandemia do novo coronavírus e em comunhão com o Papa Francisco no compromisso de intensificar as orações neste período, une todo o Brasil em um momento comum de oração.
Motiva com mais intensidade o momento de oração do Papa Francisco na última sexta-feira, quando o pontífice ofereceu uma reflexão a respeito da passagem do Evangelho de São Marcos, capítulo 4, e quando concedeu a bênção Urbi et Orbi:
“Perante o sofrimento, onde se mede o verdadeiro desenvolvimento dos nossos povos, descobrimos e experimentamos a oração sacerdotal de Jesus: «Que todos sejam um só» (Jo 17, 21). Quantas pessoas dia a dia exercitam a paciência e infundem esperança, tendo a peito não semear pânico, mas corresponsabilidade! Quantos pais, mães, avôs e avós, professores mostram às nossas crianças, com pequenos gestos do dia a dia, como enfrentar e atravessar uma crise, readaptando hábitos, levantando o olhar e estimulando a oração! Quantas pessoas rezam, se imolam e intercedem pelo bem de todos! A oração e o serviço silencioso: são as nossas armas vencedoras”.
A iniciativa, principalmente em momentos delicados e difíceis como o que o mundo está passando, busca elevar os corações ao Deus da Vida, no acolhimento de sua Palavra, fortalecendo a fé, a esperança e a união. “Conscientes de que as restrições ao convívio não durarão para sempre, aprendamos a valorizar a fraternidade, tornando-nos ainda mais desejosos de, passada a pandemia, podermos estar juntos, celebrando a vida, a saúde, a concórdia e a paz” (trecho da nota “Tempos de Esperança e Solidariedade” da CNBB).
Conscientes ainda, à luz da Palavra de Deus, para o sentido da vida como Dom e Compromisso, tema da Campanha da Fraternidade deste ano, a intenção da oração do terço é dedicada também, além das vítimas, aos profissionais que incansavelmente trabalham por uma solução. “Sejamos disciplinados, obedeçamos às orientações e decisões para nosso bem e não nos falte o discernimento sábio para cancelamentos e orientações que preservem a vida como compromisso com nosso dom mais precioso” (trecho da nota “Tempos de Esperança e Solidariedade” da CNBB).
Para compartilhar os momentos de oração nas redes sociais use a hashtag adotada pelo Papa Francisco: #rezemosjuntos
Acompanhe:
www.facebook.com/cnbbnacional
www.youtube.com/cnbbnacional
https://www.cnbb.org.br/terco-esperanca-solidariedade-1-abril/
Relacionadas
-
Missão do brasileiro
Terça-feira, 03 de Maio de 2016 - 13h21
É hora de pedir a força do Espírito de Deus para que os brasileiros exerçam sua missão de cidadãos, construindo uma Nação mais justa e comprometida com a caminhada de seu povo.
-
CNBB 60 Anos: Ação de Graças e Compromisso
Domingo, 04 de Novembro de 2012 - 12h51
O Concílio Vaticano II, iluminou os fundamentos da caminhada da nossa Conferência que, neste ano, se torna sexagenária, revelando o início da terceira idade, um signo de maturidade no pastoreio.
-
Nota oficial de pesar da CNBB pelo falecimento de dom Eugênio Sales
Terça-feira, 10 de Julho de 2012 - 20h28
Nota de condolência pelo falecimento do Cardeal dom Eugenio de Araújo Sales.
-
Igreja no Brasil celebra o Mês da Bíblia 2011 com o estudo do Livro do Êxodo
Sábado, 03 de Setembro de 2011 - 23h50
“Desconhecer as Escrituras é desconhecer o Cristo”.
-
Seguem abertas as inscrições para o Curso de Formação e Atualização Litúrgico-musical
Domingo, 28 de Agosto de 2011 - 11h19
O CELMU está completando 20 anos de atividades ininterruptas. Durante este tempo, inúmeros agentes de música litúrgica do Brasil buscaram formação e aprofundamento e tornaram-se referência para a liturgia em suas comunidades.