"O jovem é a mais bela criatura de Deus, é a esperança do provir."
Padre Dehon

Mensagem de Acolhida ao Padre Eloi

Segunda-feira, 14 de Fevereiro de 2011 - 08h06

Nossa Paróquia, no auge de seus 77 anos, ainda tem possui desafios a serem superados, obstáculos a serem vencidos e batalhas a serem conquistas.

PasCom - NSC

Posse de padre Eloi, Dom Joaquim e padre amigos.

Dom Joaquim, Bispo Auxiliar de nossa Região, Padre Mariano, Superior Provincial da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus. Padres Sérgio, Nicolau e Darci, bem como os demais Padres Concelebrantes. Também quero quero saudar Padre Alceu, que hoje também chega em nossa Paróquia, para fazer parte da equipe de Padres que nos orientarão espiritualmente daqui para frente, obrigado todos vocês pela presença sempre alegre em nossa Paróquia.

Foi com alegria no coração, e ciente da responsabilidade que me foi confiada, que aceitei ser o portador desta mensagem de boas vindas ao Padre Eloi em nossa Paróquia, mais do que isto, falar em nome das Comunidades Nossa Senhora dos Navegantes, Nossa Senhora do Carmo, que é assistida pelas irmãs de São Pedro Claver. Sagrado Coração de Jesus, Nossa Senhora de Fátima e Comunidade Instrumento de Deus. Também me dirijo ao Senhor, em nome de todos os funcionários,  todos os Grupos, Pastorais e Movimentos representados aqui pelas suas lideranças e agentes. Também em nome do CPP e CPC´s que compreendem nossa Matriz e comunidades. Se me permitem, também falo em nome dos Padres que atualmente atuam em nossa Paróquia e que concelebraram no dia de hoje. 

Padre Dehon, fundador da Congregação Dehoniana, através de um de seus escritos nos diz  "Jesus Cristo tem sede de Padres com coragem de ser Santos". É nesta direção, Padre Eloi, que gostaria de me dirigir ao senhor e agradecer pela coragem, de a partir deste momento assumir a direção de nossa Paróquia, como Pároco. 

Nossa Paróquia, no auge de seus 77 anos, ainda tem possui desafios a serem superados, obstáculos a serem vencidos e batalhas a serem conquistas. Creio que a cada dia que o senhor passar entre nós, estará mais próximo da santidade, este foi o desejo de Padre Dehon e acredito ser também o seu.

Padre Dehon, ainda nos diz "Nunca nos faltarão os meios para atingir a santidade. O que é preciso é ter uma fé viva e verdadeira". Mais uma vez Padre Eloi, esta é uma certeza que brota no coração de nossa Paróquia. O zelo por Jesus Eucarístico, trazido por suas mãos através da consagração, realizada em todas as missas, certamente sera sua tônica dentro de nossa Paróquia e comunidades. Pois sendo, nossa Paróquia Dehoniana, o amor por Jesus Eucarístico através da adoração, encontrará um olhar todo especial de sua parte.

Padre Eloi, quando o senhor esteve em nossa Paróquia, na década de 80, era um padre novo que ainda não tinha toda a responsabilidade que hoje começa a assumir. Hoje já com mais experiência, vemos um nossa frente a presença de um novo Padre. 

São Francisco de Assis, nos ensina que devemos "começar fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível." Nossa Paróquia como já mencionado anteriormente, tem 77 anos, é uma Paróquia Jovem e como todo Jovem carece de atenção especial, atenção esta que certamente não será negada de sua parte. Dentro de seus trabalhos como Sacerdote e Administrador, algumas de suas tarefas, com certeza aos olhos humanos serão impossíveis de serem realizadas. São Francisco nos aconselha, iniciemos por aquilo que é necessário. 

Neste ponto quero destacar as três prioridades definidas por nossa Região Episcopal Santana, Família, Catequese e Juventude e as quatro prioridades definidas pela Assembléia Paroquial (Acolhida, Formação, Missão e  Integração/Comunhão). Com Deus, em Deus e para Deus, estas prioridades que são necessárias e possíveis de serem concretizadas, se tornarão uma realidade. Porém somente se tornarão impossíveis, se imperar entre todos nós a vontade humana e esta ser  superior a vontade de Deus e também superior as necessidades de nossa Região e Paróquia.

Aqui destaco que nós membros de Pastorais, Grupos, Movimentos, comunidades e todo o povo de Deus temos uma grande missão que será ajudar Padre Eloi na realização destas prioridades.

São João Maria Vianey, o Cura D´ars, padroeiro de todos os Padres, nos ensina "Depois de Deus, o sacerdote é tudo".

Agora quero me dirigir a nossa querida comunidade aqui presente. Padre Eloi, antes de ser sacerdote ele também é ser humano, passível de erro. Que todos nós, nos momentos em que percebermos que ele está em dificuldade para atender as necessidades de nossa Paróquia, seja ela Espiritual ou Administrativa, possamos estender nossa mão para ajuda-lo e procurar entender o momento e o contexto que estaremos vivendo, antes de iniciarmos de forma prematura julgamentos desnecessários.  Que tenhamos um olhar e um coração caridoso e palavras corretas, para dirigirmos a ele, não em tom de crítica, mas em tom de correção para melhorarmos. Esta será nossa missão, acolher Padre Eloi em nossa Paróquia, como aquele que veio para nos mostrar e vivermos juntos um tempo novo.

São Francisco de Assis nos ensina, "Não podemos mudar o mundo, mas algo em nossa volta precisa ser diferente". Padre Eloi, que nós todos "Equipe de Padres, Comunidades já citadas, Pastorais Grupos e Movimentos, possamos juntos mostrar ao bairro de Vila Maria em quem sabe à cidade de São Paulo, que não somos melhores, mas somos diferentes. O povo precisa enxergar em nós algo diferente e a diferença quem fará é Jesus.

Finalizando Padre Eloi, que nós possamos juntos...dar continuidade àquilo que já é ótimo. Melhorar, aquilo que está bom e corrigir aquilo que ainda é problema.

Peço a Deus, que sempre o ilumine em sua missão Sacerdotal e Administrativa, que o Espírito Santo lhe dê o discernimento necessário para tomar as decisões acertadas e que o manto de nossa Senhora sempre esteja sobre ti para lhe cobrir de bênçãos vindas dos céus. 

Seja bem vindo e acolhido em nossa Paróquia recebendo de todos, nosso abraço fraterno e nossas orações.

Marcelo Reis, PasCom NSC

Álbum de fotos

apoio
F
Copyright© candelaria.org.br. Todos os direitos reservados / All rights reserved.