"Nosso Senhor olha por todas as necessidades, no tempo oportuno, se nos abandonar-mos a Ele."
Padre Dehon

Seguem abertas as inscrições para o Curso de Formação e Atualização Litúrgico-musical

Domingo, 28 de Agosto de 2011 - 11h19

O CELMU está completando 20 anos de atividades ininterruptas. Durante este tempo, inúmeros agentes de música litúrgica do Brasil buscaram formação e aprofundamento e tornaram-se referência para a liturgia em suas comunidades.

 

Continuam abertas as inscrições para mais uma etapa do Curso Ecumênico de Formação e Atualização Litúrgico-Musical (CELMU), que acontece em Agudos (SP), entre os dias 04 a 14 de janeiro de 2012. O curso completo é composto por três etapas, 11 dias em cada etapa, sempre no mês de janeiro é promovido por nove entidades, entre elas a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O CELMU está completando 20 anos de atividades ininterruptas. Durante este tempo, inúmeros agentes de música litúrgica do Brasil buscaram formação e aprofundamento e tornaram-se referência para a liturgia em suas comunidades. O curso visa formar e atualizar pessoas que trabalham com música e liturgia e necessitam de um suporte teórico-musical e litúrgico. Podem participar do curso: compositores, letristas, animadores de canto, regentes e instrumentistas que estejam engajados nas comunidades e ações litúgico-musicais, e que garantam o efeito multiplicador. As disciplinas oferecidas no decorrer do curso são: canto coral, canto gregoriano, ecumenismo, educação musical (musicalização), harmonia e contraponto, história da música na liturgia cristã, iniciação musical (metodologia para o ensino), liturgia e pastoral da música litúrgica, percepção musical, prática instrumental, prosódia, regência, religiosidade popular e liturgia, técnica vocal e teoria musical.

“A prática comprova que grande parte da participação da assembleia nas ações litúrgicas é assegurada pela música. A música litúrgica facilita a compreensão e acolhida da palavra de Deus, atinge mais profundamente a pessoa na sua totalidade, expressa com mais força a fé da comunidade orante, cria maior união entre os irmãos, possibilita um mergulho no mistério. Contudo, deve ser “boa música” e que seja bem executada, tanto aquelas partes próprias de toda a assembléia litúrgica, quanto às partes que podem ser assumidas por solistas, ou grupo de cantores. Assim, naquelas Igrejas onde, por um motivo ou outro houve um enfraquecimento ou descuido na formação musical, certamente, são percebidas muitas lacunas e dificuldades durante as celebrações litúrgicas. Todos sentem a urgência desta formação litúrgico-musical, não só dos ministros da música (cantores, instrumentistas, compositores) como também de todo o povo celebrante”, destacou o assessor da CNBB para Música Litúrgica, padre José Carlos Sala.

O Curso é Ecumênico e oferecido a pessoas que se dispõe a serem, de alguma forma, multiplicadores, animadores da formação litúrgico-musical nas bases.

“O CELMU tem por objetivo promover uma melhor integração da música na liturgia, mediante uma preparação adequada dos seus agentes, para que sua função ministerial seja verdadeira expressão do Mistério Pascal”, completou o padre José Carlos Sala.

Outras informações e inscrições pelo telefone (11) 3885-5025 em horário comercial, ou pelo site www.celmu.com.br

 

www.cnbb.org.br

  • Relacionadas

  • Terço da Esperança e da Solidariedade: nesta quarta-feira, novo momento de oração

    Quarta-feira, 01 de Abril de 2020 - 09h38

    A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) continua sua iniciativa de oração em comunhão com toda a Igreja no Brasil, nesta quarta-feira, 1º de abril, às 15h30. Será transmitido pelas TVs de inspiração católica do país, emissoras de rádio e pelas páginas da Conferência no Facebook e no Youtube.

  • Missão do brasileiro

    Terça-feira, 03 de Maio de 2016 - 13h21

    É hora de pedir a força do Espírito de Deus para que os brasileiros exerçam sua missão de cidadãos, construindo uma Nação mais justa e comprometida com a caminhada de seu povo.

  • CNBB 60 Anos: Ação de Graças e Compromisso

    Domingo, 04 de Novembro de 2012 - 12h51

    O Concílio Vaticano II, iluminou os fundamentos da caminhada da nossa Conferência que, neste ano, se torna sexagenária, revelando o início da terceira idade, um signo de maturidade no pastoreio.

  • Nota oficial de pesar da CNBB pelo falecimento de dom Eugênio Sales

    Terça-feira, 10 de Julho de 2012 - 20h28

    Nota de condolência pelo falecimento do Cardeal dom Eugenio de Araújo Sales.

  • Em 2013, a JMJ é no Brasil!

    Domingo, 21 de Agosto de 2011 - 10h20

    Rio de Janeiro será a próxima sede da JMJ, anuncia Bento XVI.

Álbum de fotos

apoio
F
Copyright© candelaria.org.br. Todos os direitos reservados / All rights reserved.