"Falar com eloquência é muito bonito, mas agir com prática é muito melhor."
Padre Dehon

SENHOR, AUMENTAI A NOSSA FÉ!

Quarta-feira, 27 de Fevereiro de 2013 - 16h49

    Com as palavras “Senhor, aumentai a nossa fé”, Dom Odilo inicia a 2ª Carta Pastoral à Arquidiocese de São Paulo e convoca-nos a viver intensamente o Ano da Fé, o qual foi instituído pelo Santo Padre Bento XVI como “tempo favorável” para renovar o conhecimento e apreço pela fé que recebemos e professá-la com firmeza e alegria.

    Somos uma Igreja que vive pela fé. Homens e mulheres dobram os joelhos todos os dias, diante de Deus, Senhor da vida, e confessam que somente em Jesus está a esperança e a paz; participam, semanalmente, da Santa Missa com alegria porque é o momento único do encontro semanal com Ele: Jesus. Assim, a Fé sustenta a caminhada em família e na Comunidade, que é a grande família dos filhos de Deus.

    Vivemos pela fé e precisamos amar mais esta fé que sustenta nossa caminhada: “Para apreciar e amar mais nossa fé, é necessário conhecer melhor o que cremos. Só se valoriza e ama aquilo que se conhece. Por isso mesmo, neste Ano da Fé, somos convidados a conhecer mais e melhor o patrimônio da fé eclesial, explicada no Catecismo da Igreja Católica” (Dom Odilo, 9). Dom Odilo, citando o Santo Padre, salienta que nós valorizamos a fé pela oração e participação na vida da Igreja: além disso, nos convida a valorizá-la também através do estudo do Catecismo e da Palavra, realizado principalmente na Comunidade.

    Para que todos tenham a possibilidade de conhecer melhor a fé, amar mais a Jesus, a Igreja – na Região Santana – preparou um programa especial de aprofundamento na fé em 2013. Esse programa terá início neste mês de fevereiro, com encontros de formação nos setores da Região. O estudo terá como referência a 2ª Carta pastoral de Dom Odilo à Arquidiocese, com as orientações sobre a vivência da fé, possibilitando a todos as graças especiais concedidas por ocasião da comemoração do Ano da Fé.

    Àqueles que desejam aprender a comunicar a fé que amam, haverá, no Centro de Pastoral Santo Frei Galvão a Escola de Evangelização, que utilizará como texto base o Catecismo da Igreja Católica. Serão encontros semanais pelo período de um ano e auxiliarão o evangelizador a comunicar com entusiasmo e alegria a fé que salva e sustenta na caminhada.

    Para quem já comunica a fé com alegria, mas quer conhecer melhor o patrimônio da fé, continuará no Centro de Pastoral Santo Frei Galvão a Escola de Teologia que proporciona a formação nas diversas áreas de nossa fé: Bíblia, moral, teologia e dogma. Assim, teremos melhores condições de confessar a fé no Senhor Ressuscitado em nossas igrejas, nas nossas casas e no meio das nossas famílias, no nosso ambiente de trabalho e nas ruas das nossas comunidades, para que cada um sinta, fortemente, a exigência de conhecer melhor e de transmitir às gerações futuras a fé de sempre” (Cf. Porta Fidei, 8).

    Procurem as comunidades paroquiais para se inscrever no encontro de formação sobre a fé e nas escolas de evangelização e de teologia. Vamos lá! Valerá o esforço!

    Caso vocês não encontrem as informações em sua Comunidade, procurem a Cúria Regional através do site www.regiaosantana.org.br ou do telefone 2991-5335.

Dom Sergio de Deus - Borges Bispo Auxiliar de São Paulo - Vigário Episcopal para a Região Santana

Álbum de fotos

apoio
O
Copyright© candelaria.org.br. Todos os direitos reservados / All rights reserved.