"A união com Deus é o mais poderoso remédio para todos os defeitos."
Padre Dehon

Comunidade animada pela Palavra de Deus!

Sábado, 21 de Setembro de 2013 - 13h24

A comunidade animada pela Palavra, além de colocar a Bíblia nas mãos do povo, auxilia-o a ter um contato profundo e vivencial com ela.

      Há muitas pessoas que leem a Palavra de Deus quase diariamente; outras, uma vez na semana ou esporadicamente e, muitas outras, somente a ouvem durante a celebração litúrgica. Dessas, muitas têm dificuldade de compreender o texto que estão lendo e aplicá-lo à vida diária e tê-lo como sustento da caminhada. Afirmam que não conseguem se adaptar à linguagem bíblica, que as palavras são difíceis, ou que não conseguem compreender as parábolas ou retirar uma mensagem para a própria vida.

      Nós podemos transformar essa realidade, a fim de que mais fiéis possam experimentar a força do Evangelho, assumindo com coragem a terceira urgência do 11º Plano de Pastoral da nossa Arquidiocese: “Igreja – comunidade animada pela Palavra de Deus”.

      A comunidade de fé,animada pela Palavra de Deus, é convidada a proporcionar a todos os seus membros um caminho seguro no encontro com a Palavra, facilitando sua leitura, compreensão e, sobretudo, aplicação à vida do dia-a-dia. Não basta apenas vender Bíblia mais barata para as pessoas da comunidade, pois algumas até a compram e pedem para o padre abençoá-la, mas a colocam como enfeite em cima de uma mesa.

      A comunidade animada pela Palavra, além de colocar a Bíblia nas mãos do povo, auxilia-o a ter um contato profundo e vivencial com ela, isto é, ajuda o povo de Deus a ler a própria vida à luz da Palavra e, assim, empenhar-se por colocá-la em prática efetivamente (Cf. 11º Plano, 32).

      Isso deve ser realizado através da animação bíblica da pastoral, através de retiros, cursos, encontros, subsídios para a leitura individual, familiar e em pequenos grupos (p. 32-33). Um método bonito, que leva à oração a partir da Bíblia, que poderia existir em todas as comunidades, é a leitura orante da Palavra, a lectio divina.

      Nossas paróquias têm salas, capelas, pessoas profundamente enraizadas na Palavra de Deus que podem assumir com garra esta urgência. Caso a paróquia não tenha pessoas preparadas no método da leitura orante da Bíblia, deve pedir ajuda à Região Episcopal, pois na Escola de Teologia temos o curso de leitura orante, com boa participação de membros das comunidades.

      A partir da leitura orante, evitaremos uma leitura individualista da Palavra de Deus, que não é própria de um católico,e nos voltaremos ainda mais para a comunidade, lugar por excelência da leitura da Palavra da Vida: “a Palavra de Deus nos é dada precisamente para construir comunhão, para nos unir na Verdade  no nosso caminho para Deus. Sendo uma Palavra que se dirige a cada um pessoalmente, é também uma Palavra que constrói comunidade, que constrói a Igreja. Por isso, o texto sagrado deve-se abordar sempre na comunhão eclesial” (Bento XVI. Verbum Domini, 86).

Dom Sergio de Deus Borges - Bispo Auxiliar de São Paulo - Vigário Episcopal paraa Região Santana

  • Últimas matérias

  • QUERO FALAR DAQUELE “SIM!”

    Terça-feira, 17 de Dezembro de 2019 - 13h58

    “Eis que a Virgem conceberá e dará à luz um filho”...

  • SANTO PADRE PIO

    Segunda-feira, 23 de Setembro de 2019 - 12h26

    Criou os grupos de orações numa época que na Europa se sentiu os horrores da 2ª Guerra Mundial – foi um espaço para curar as feridas desse horror da Guerra Mundial.

  • NOSSA SENHORA DO SÁBADO

    Sábado, 21 de Setembro de 2019 - 09h57

    Nesse mês da Bíblia lembramos do ensinamento do Papa Paulo VI sobre o culto da Virgem Maria.

  • ORAÇÃO PELAS MÃES QUE SOFREM

    Quinta-feira, 19 de Setembro de 2019 - 17h58

    Com Jesus aprendamos a ter um coração aberto aos que sofrem, e hoje um coração aberto as mães que sofrem pelos seus filhos.

  • Santíssimo Nome de Maria

    Quinta-feira, 12 de Setembro de 2019 - 14h32

    Poderoso é este nome que deve ser invocado sempre e em todas necessidades.

  • todas as notícias

Álbum de fotos

apoio
A
Copyright© candelaria.org.br. Todos os direitos reservados / All rights reserved.