"Falar com eloquência é muito bonito, mas agir com prática é muito melhor."
Padre Dehon

A quem eu te enviar, irás! (Jr. 1,7)

Domingo, 06 de Outubro de 2013 - 09h44

Muitos grupos da Pastoral da Juventude, Movimentos eclesiais e Novas Comunidades já ouviram este chamado e responderam sim através de ações concretas.

      O ano de 2013 para a maioria dos brasileiros, principalmente os jovens, é o ano da Jornada Mundial da Juventude, evento que envolveu toda a Igreja do Brasil em favor desse maravilhoso encontro do Papa Francisco com os jovens. Na Região Santana participamos, junto com os jovens e demais lideranças das comunidades paroquiais, dos eventos preparativos da Semana Missionária e da Jornada no Rio de Janeiro. Porém, este ano não é somente o ano da JMJ enquanto celebração, mas é o ano da juventude enquanto protagonista da ação missionária da Igreja. A Campanha da Fraternidade enfatizou esse protagonismo ao convidar os jovens do Brasil para responder ao mandato do Senhor, utilizando as palavras que Deus dirigiu ao profeta Jeremias: a quem eu te enviar, irás!

      Para o Senhor, os jovens não são apenas aprendizes, aqueles que têm o dever de receber a formação e a evangelização por parte dos adultos e dos idosos. No ato de enviar o profeta Jeremias, percebemos que o Senhor confia nos jovens; Ele, todo poderoso, que fala através dos profetas, teve a coragem de dar a missão e falar através de um jovem profeta: ‘Eu ponho minhas palavras em tua boca’ (Jr 1,9). Ele pediu a este jovem profeta para vencer o medo e ter confiança na própria capacidade de ser portador da boa notícia: ‘não tenhas medo deles, pois eu estou contido para defender-te’ (Jr 1,8).

      Em Aparecida, os Bispos da América Latina e do Caribe, à luz da Palavra de Deus, reafirmam esta confiança que o Senhor deposita nos jovens: ‘como discípulos missionários, as novas gerações são chamadas a transmitir a seus irmãos jovens, sem distinção alguma, a corrente de vida que procede de Cristo e compartilhá-la em comunidade, construindo a Igreja e a sociedade’ (DA 443).

      Quem é este jovem missionário? É o jovem batizado, membro da Igreja, que forma comunidade com a Igreja e sabe que somente é possível ser discípulo em comunhão, porque a fé nos chegou através da comunidade eclesial e esta fé nos dá uma família: a Igreja Católica. A pertença a uma comunidade concreta onde se pode viver o discipulado e a comunhão com o Papa e os sucessores dos Apóstolos é o sinal concreto da capacitação para a missão (Cf. DA 156).

      A Igreja no Brasil tem grande confiança no protagonismo dos jovens discípulos (vivem em comunidade) missionários (estão capacitados para a missão) e, em nome do Senhor, neste mês missionário, quer conscientizá-los desta eleição por parte do Senhor, deste ato de confiança de Deus em colocar sua Palavra na boca dos jovens para que eles anunciem esta Palavra aos jovens.

      Muitos grupos da Pastoral da Juventude, Movimentos eclesiais e Novas Comunidades já ouviram este chamado e responderam sim através de ações concretas: visitas missionárias às famílias, aos jovens do bairro que se afastaram da comunidade ou não participam da mesma, missão em outros bairros ou em outras regiões da cidade e do Brasil; apoio à formação de grupos de jovens onde ainda não existe ou estão se mantendo com muita dificuldade.

      Queridos sacerdotes, diáconos, membros das pastorais e movimentos: apoiem as atividades do mês missionário; apoiem os jovens no exercício de seu batismo; abram as portas do coração e da igreja com confiança, como Deus confiou sua Palavra ao jovem profeta.

      Queridos jovens: coragem! Se Deus confia em vocês, o que estão esperando para que sejam discípulos missionários, rueiros da fé, instrumentos de Deus para evangelizar os jovens, como pediu o Papa Francisco?

Dom Sergio de Deus Borges - Bispo Auxiliar de São Paulo - Vigário Episcopal para a Região Santana

  • Relacionadas

  • Dia do Catequista – Mês Vocaciona

    Domingo, 25 de Agosto de 2019 - 07h42

    Domingo dia 25 de agosto/19

  • A benção......

    Sexta-feira, 01 de Janeiro de 2016 - 04h27

    Neste ano imitemos Jesus: sejamos uma benção para nossos irmãos.

  • 13 de dezembro, às 15h00...

    Quarta-feira, 09 de Dezembro de 2015 - 08h26

    Jesus colocou a misericórdia como um ideal de vida e como critério de credibilidade de nossa fé.

  • Eis a serva do Senhor!

    Quarta-feira, 13 de Maio de 2015 - 07h32

    A iniciativa da Virgem foi um gesto de caridade autêntica, humilde e corajosa, movida pela fé na Palavra de Deus.

  • Crisma - Paróquia Nossa Senhora da Candelária

    Segunda-feira, 17 de Novembro de 2014 - 11h38

    "Abram o coração para seus talentos!” - Dom Sérgio.

Álbum de fotos

apoio
F
Copyright© candelaria.org.br. Todos os direitos reservados / All rights reserved.