"As obras em que a juventude não participa estão golpeadas de esterilidade."
Padre Dehon

Dom Orani é nomeado cardeal pelo papa Francisco

Segunda-feira, 13 de Janeiro de 2014 - 19h20

Quando foi feito o anúncio, Dom Orani estava nos estúdios da TV Brasil, onde celebrou, ao vivo, às 8h, a Santa Missa, com a presença da imagem peregrina de São Sebastião.

          O Papa Francisco anunciou neste domingo, 12 de janeiro, a criação de 19 novos cardeais, provenientes de doze diferentes países, entre os quais o único brasileiro foi o arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta. A lista inclui responsáveis da Cúria Romana e várias dioceses. Dom Lorenzo Baldisseri, que foi Núncio Apostólico no Brasil, também foi nomeado. Dos novos, o Santo Padre uniu também ao Colégio Cardinalício três arcebispos eméritos, que – disse – se distinguiram pelo seu serviço à Santa Sé e à Igreja.

          
Em nota, o cardeal dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, afirmou que é "com grande alegria" que acolhia o anúncio "da inclusão de Dom Orani João Tempesta, O.Cist. no Colégio Cardinalício".

          Para dom Odilo, "a escolha do papa Francisco é uma honra para a arquidiocese do Rio de Janeiro e para seu dedicado e dinâmico arcebispo, e para o episcopado do Brasil, que tem em Dom Orani um valoroso membro". O cardeal afirmou, ainda, que "dom Orani poderá colocar a serviço da Igreja inteira seus muitos dons, assistindo ao Papa e colaborando com sua missão naquilo que lhe for pedido".

          Agora o Brasil passa a ter dez cardeais, sendo atualmente cinco votantes (com menos de 80 anos), num eventual conclave. Os cardeais brasileiros são, além de Dom Orani, nomeado hoje: Dom Eusébio Oscar Scheid, do Rio de Janeiro; Dom Paulo Evaristo Arns, de São Paulo; Dom José Freire Falcão, de Brasília; Dom Serafim Fernandes de Araújo, de Belo Horizonte; Dom Cláudio Hummes, de São Paulo, e Dom Geraldo Majella Agnelo, de Salvador. Também os arcebispos Dom Odilo Pedro Scherer, de São Paulo; Dom Raymundo Damasceno Assis, de Aparecida e Dom João Braz de Aviz, atual prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, no Vaticano (os grifados são, atualmente, votantes).

          Quando foi feito o anúncio, Dom Orani estava nos estúdios da TV Brasil, onde celebrou, ao vivo, às 8h, a Santa Missa, com a presença da imagem peregrina de São Sebastião.

          Em entrevista aos veículos de comunicação da Arquidiocese, ele afirmou que a nomeação é uma graça e ao mesmo tempo uma grande responsabilidade: "Em minha indignidade tenho certeza que a graça de Deus não me faltará para poder bem servir a Igreja nessa dimensão universal que é a dimensão do cardinalato. Peço a todos que continuem rezando por mim para que possa continuar servindo à Deus, à Igreja, como tenho servido até hoje, mas agora com essa responsabilidade maior, que se une as que já desenvolvo".

          Os cardeais têm a tarefa de ajudar o sucessor de Pedro no desenvolvimento do seu ministério de confirmar os irmãos na fé e de ser princípio e fundamento da unidade e da comunhão da Igreja.

Fonte: http://www.arquidiocesedesaopaulo.org.br

  • Relacionadas

  • Caríssimos dizimistas, não vos canseis de fazer o bem!

    Quinta-feira, 04 de Julho de 2019 - 08h38

    No momento atual, em meio a tantas situações difíceis no mundo e na igreja, vamos andar contra a corrente, porque nós dizimistas somos pessoas de fé, não nos deixamos contaminar pelo mundo nem pelas notícias ruins.

  • À gloriosa de Deus

    Sábado, 25 de Maio de 2019 - 13h45

    É verdadeiramente justo glorificar a Mãe de Deus, isenta de todo pecado.

  • A tragédia de Suzano, um chamado para reacender a nossa Profecia

    Terça-feira, 02 de Abril de 2019 - 17h45

    Como Igreja discípula-missionária temos a grande missão de ir no encontro das juventudes, e ajudar os jovens a subirem a ladeira da existência.

  • O desejo de constituir família

    Sábado, 16 de Março de 2019 - 08h21

    As ciências confirmam o que foi constatado no Sínodo extraordinário da família, o ideal de família está no horizonte de nossos jovens e adolescentes.

  • Vigiai

    Segunda-feira, 24 de Dezembro de 2018 - 10h49

    Levantar a cabeça é a atitude viva dos que permanecem vigilantes, dos que sabem que “hão de ver o Filho do homem vir...”.

Álbum de fotos

apoio
D
Copyright© candelaria.org.br. Todos os direitos reservados / All rights reserved.