"O jovem é a mais bela criatura de Deus, é a esperança do provir."
Padre Dehon

Pastoral da Comunicação

Deus é comunicação eterna dentro de Si e a contínua comunicação entre a Trindade Santa.

Antes de falarmos da PasCom vamos conhecer um pouco da comunicação na igreja.


Esta comunicação começa em Deus. porque "Deus é Amor" (1Jo 4,8). Deus é comunicação eterna dentro de Si e a contínua comunicação entre as Três Pessoas Divinas: o Pai é o silêncio, o Filho é a Palavra e o Espírito é o encontro. O Silêncio está na origem da comunicação e o Pai tem a iniciativa deste Dom.


Ele é a nascente gratuita da comunicação. O Filho é a Palavra procedente do silêncio. Durante toda a sua vida Jesus quis apenas comunicar o Pai. O Espírito Santo procede do Pai e do Filho, sendo o Encontro vivo da Palavra com o silêncio e do Deus Trindade com os homens.


Deus quer se comunicar conosco. Por isso, mandou profetas, fez aliança, escolheu um Povo e até mandou seu Filho. Jesus refaz essa comunicação com a sua encarnação, morte e ressurreição.


O que é comunicação?


Ato ou efeito de comunicar-se; de emitir, transmitir e receber mensagens seja por meio de métodos; através da linguagem falada ou escrita; quer com sinais, signos ou símbolos, aparelhos sonoro e/ou visual; Comunicação é um processo, por isso devemos nos preocupar com o que vamos ou o que queremos comunicar, para então buscar uma forma de fazer chegar a mensagem até o receptor.


Ao Falar, ouvir, escrever, dançar, o toque, o olhar, o som, o silêncio, a cor, a escuridão, etc., tudo isso comunica, por isso devemos estar atentos, pois dependendo da forma utilizada o resultado pode ser diferente do que queríamos comunicar. A quantidade passada, pouco significa, o mais importante é a qualidade.


Pastoral da Comunicação - PasCom


A Pastoral da Comunicação é comunhão, é o elo entre todos os eventos, pastorais, movimentos, associações, etc., que tem na comunidade, bem como com os meios de comunicações que existem fora (jornais de bairro, rádios comunitárias, etc.). Ela não é mais uma pastoral, mas é o que dá comunhão nas atividades da comunidade. Mas não podemos confundir: um boletim, um mural, a página na internet, etc., são formas utilizadas pela equipe de comunicação e não a PasCom em si.


Ter uma Pastoral da Comunicação em sua comunidade é querer aumentar o conhecimento e a participação dos eventos da comunidade. Para dinamizar e tornar mais viva e participativa as celebrações. Divulgar a Paróquia dentro e fora dela; chegar mais perto das pessoas utilizando a linguagem adequada para cada tipo de participante. Enfim, a PasCom tem como objetivo levar a Boa Nova a todos sem distinção, sem separação, sem medos, sem preconceitos. Para isso temos também um grande empenho dos Bispos no Brasil, para que cada comunidade tenha sua PasCom.


Algumas atividades da PasCom:


Desenvolver a espiritualidade do comunicador cristão; assumir o comunicador cristão como um ser em relação com Deus, voltado para seus irmãos; promover uma maior inserção de leigos e leigas no campo da comunicação; promover uma comunicação transparente e respeitosa; cuidar da imagem publica da igreja; eleger o tema da ética como preocupação permanente Nossa comunidade precisa de mais membros interessados em participar dessa pastoral. Você que sente o chamado de comunicar o Cristo venha fazer parte desse trabalho.


Mais informações :


Marcelo Ratto – Missa das 09:00h aos domingos ou


Alessandra – Missa das 17:00h aos domingos ou


pascom@candelaria.org.br

Álbum de fotos

apoio
Arquidiocese de São Paulo
Copyright© candelaria.org.br. Todos os direitos reservados / All rights reserved.