"Não há amor sem dor"
Padre Dehon

HOME > GRUPO

Curso Bíblico Pastoral

Somos um grupo de leigos(as) que abraçamos a causa da formação acreditando nos ideais de uma comunidade que caminha quando há participação.

Google Image
Curso Bíblico Pastoal


CURSO BÍBLICO PASTORAL - NOSSA HISTÓRIA... 


 


 “Se alguém vos pede explicação de vossa fé,


estais sempre prontos a dar a razão da vossa esperança


 a todo aquele que a pedir, com respeito e boa consciência”


(cf. 1Pd 3,15-16)


 


Todos nós a cada dia escrevemos uma página de nossa historia. E o curso bíblico pastoral não foi diferente. Iniciamos a partir de propostas vindas de uma Assembléia Paroquial, realizada em 2002, quando o Pe. Lotívio ainda era o pároco. 


Havia uma grande necessidade de Formação Bíblica.


Conseguimos primeiro trazer a nível regional através do Colégio Marilac, a Escola de  Teologia para leigos de Santana com duas turmas, mas ainda não era o nosso...


Foi então que surgiu o CURSO BIBLICO PASTORAL. O Pe. João Luiz mesmo no Santuário de São Judas vinha ministrar aulas à noite. O curso foi crescendo, aumentando o nº de alunos e conseguimos três turmas (Pe. João a tarde, Pe.Vicente e Pe. Emerson à noite).


Como  sabemos, nossos sacerdotes, de tempos em tempos, semeiam em terrenos diferentes. Outros mestres vieram assumindo e administrando as nossas aulas. Lembro-me aqui do  Pe. Demétrius que ficou conosco 3 anos e meio, contribuindo  com novas propostas.


Dentre elas o  Seminário Teológico no final de cada ano e as visitas culturais.  Outros sacerdotes conduziram nossos alunos a um conhecimento da fé: Pe. Joselito, Pe. Nicolau, Pe. Sebastião, Pe. Everton...


Hoje o orientador do Curso é o Pe. Sebastião, e nossos Mestres são leigos(as) com formação Teológica: Cidinha e Milton que aderiram ao nosso projeto.


QUEM SOMOS?? O QUE PENSAMOS COMO GRUPO? QUAIS NOSSOS OBJETIVOS?


O nosso curso não é uma pastoral, mas nossa pedagogia é toda voltada para a pastoral. O objetivo é oferecer um bom conteúdo, mas que também tenha aquilo que é indispensável para a construção da comunidade: Vida. Não falamos de qualquer vida, por isso acreditamos em um processo formativo que alimente não só a fome do saber, mas que alimente toda a vida humana. 


Somos um grupo de leigos(as) que abraçamos a causa da formação acreditando nos ideais de uma comunidade que caminha quando há participação, prática da solidariedade e desejo de crescimento


Assim, acreditamos no processo Formativo com a capacidade de levar o grupo a uma consciência de ser Igreja, resultante da necessidade de superar uma visão individualista da experiência da fé, para integrar na dinâmica da vida espiritual o compromisso com as preocupações e necessidade da própria vida paroquial.


Nossas atividades alimentam um modo de ser Paróquia.


- As celebrações e cerimônias no início e final de cada módulo marcam o compromisso de ser e pertencer a uma comunidade viva que celebra os acontecimentos significativos, com fé.


- Os Recreios e convivências marcam o nosso modo de expressar que a vida alimenta-se de relação, viver é “com + viver”.


- Os Seminários marcam o desejo sobretudo de partilhar experiências, superar preconceitos e estar em sintonia com as causas e lutas da Igreja.


- As Visitas culturais estimulam o conhecimento e promovem a vida em comum.


- Os aniversários marcam a celebração da vida e da partilha.


Nessas atividades estão expressas o nosso carinho e amor por todos aqueles que participaram do curso Bíblico e aqui agradecemos a todos os sacerdotes mestres que passaram pela nossa paróquia. Cada um com sua disponibilidade e talento administrou nossas aulas.


E também todos os alunos que participaram no decorrer desses anos e foram muitos... muitos... e toda a equipe coordenadora.


Chris Menoni

Relacionadas

Álbum de fotos

apoio
Dinus Flores
Copyright© candelaria.org.br. Todos os direitos reservados / All rights reserved.