A Paróquia Nossa Senhora da Candelária a partir do dia 11 de janeiro de 2025 terá o seu novo Pároco. Será o 24° Pároco, criada em 17 de dezembro de 1933 e confiada aos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus. Padre Marcelo Alves dos Reis, 54 anos e nascido neste bairro, como filho desta terra, constituído na ordem sacra do presbiterado.
Quem é o padre Marcelo Alves dos Reis?
Padre Marcelo Alves nasceu no dia 12 de abril de 1970. Filho do Sr. Geraldo Alves dos Reis e Maria Lucia Alves dos Reis, ambos já falecidos. Estudou nos colégios de nosso bairro. Foi batizado nesta igreja. Aqui fez sua primeira comunhão, crisma e ordenação sacerdotal. Participou de movimentos de igreja desde sua infância. Participou da catequese paroquial, Coralzinho de crianças e do movimento juvenil na comunidade nossa Senhora do Carmo. Entrou no seminário São José, da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus no ano de 1990 na cidade de Rio Negrinho em Santa Catarina. Foi ordenado padre no dia 15 de dezembro de 2001. Trabalhou em São Paulo por 8 anos no Santuário São Judas Tadeu. Por 6 anos foi reitor no Convento Sagrado Coração de Jesus na cidade de Taubaté – SP. Por 5 anos trabalhou nas paróquias do Espírito Santo em Varginha – MG e na paróquia São Vicente Ferrer na cidade de Formiga – MG. Voltou a São Paulo, no bairro de Vila Maria, como vigário paroquial na paróquia Nossa Senhora da Candelária onde cuidou de sua querida e saudosa mãe que foi acometida pela doença de Alzheimer. E no dia 11 de janeiro de 2025 assumirá a missão de pároco nesta mesma paróquia.
Quem é o pároco?
A palavra “pároco” significa aquele padre que recebeu do seu bispo – no caso da nossa Arquidiocese de São Paulo, do Arcebispo Metropolitano ou do bispo auxiliar em uma região episcopal – a missão de conduzir, celebrar e santificar uma porção do povo de Deus, lendo e meditando a Palavra de Deus e, organizando como pastor a comunidade.
Cada paróquia, cada porção de fiéis em que se divide a diocese, precisa de um pároco, alguém que mora em seu meio e o governa em nome do bispo.
Já a palavra “vigário” significa alguém que faz as vezes do bispo e do pároco quando estes estão impossibilitados de estar com sua paróquia. Há paróquias grandes que precisam de dois ou mais vigários que ajudem o pároco no exercício de suas funções.