Arquidiocese de São Paulo – Região Episcopal Santana
Decanato São Tiago de Zebedeu – Paróquia Nossa Senhora da Candelária
São Paulo/SP – CEP: 02122-050
www.candelaria.org.br / secretaria@candelaria.org.br
Tel.: (11) 2954-3566
Introdução
O tema geral da Festa da Candelária de 2025 está intrinsecamente vinculado ao tema do Ano Ordinário Jubilar 2025 da Igreja: “Peregrinos de Esperança”. Esta conexão destaca um período de profunda reflexão espiritual e renovação, através do qual, a jornada da vida cristã é compreendida como uma peregrinação contínua marcada pela esperança.
A Festa da Candelária celebra a Virgem Maria como Mãe da Esperança e a luz que ilumina os caminhos de todos os fiéis em suas jornadas espirituais. Desta maneira, em sintonia com o Ano Jubilar da Igreja Universal, o qual, convida todos a refletirem sobre sua caminhada como peregrinos na fé, a celebração da Festa da Candelária, deseja enfatizar a importância de manter a esperança viva em cada etapa de nossas vidas. Portanto, como Maria acompanhou Jesus em sua jornada terrena, todos nós somos chamados a reconhecer e seguir a luz de Cristo em nossas próprias peregrinações espirituais.
Motivação
A Virgem da Candelária é considerada a “Mãe da Esperança” por vários motivos. Primeiramente, ela é vista como a portadora da Luz Divina, que guia os fiéis em tempos de escuridão, medo, insegurança e incerteza. A vela, que Maria segura, é um símbolo de esperança, iluminando o caminho e oferecendo consolo aos que estão em sofrimento ou em tribulação. Em segundo lugar, Maria, em todas as suas representações, é uma figura de esperança e intercessão. Pois, ela é a mãe que nunca abonda seus filhos, missão dada pelo seu próprio Filho no alto da cruz: “Mãe, eis aí o teu filho” (Jo 19,25). A Virgem da Esperança intercede junto a Deus em nossas necessidades e oferece-nos conforto e proteção. A luz que a Virgem da Candelária carrega é o sinal concreto, vivo e verdadeiro da Esperança, nosso Guia e Salvador.
Lemas do novenário à Nossa Senhora da Candelária
Introdução
Os lemas, dos nove dias de celebrações, estão profundamente interligados ao tema geral da novena à Virgem da Candelária: “Virgem da Candelária, mãe da Esperança” e à temática da Campanha da Fraternidade de 2025: “Fraternidade e Ecologia Integral”; e com o lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31). Esta integração, revela uma perspectiva rica e significativa que conecta a vida e a missão da Virgem Maria, com a chamada divina, para um cuidado integral da criação e a promoção da fraternidade universal.
Cada lema da novena, está interrelacionado aos eventos da “bondade de Deus” na vida da Virgem da Candelária, que são apresentados, como sinais de esperança para toda a humanidade. Deste modo, a bondade de Deus, evidenciada através dos eventos principais da história de Maria, se torna para nós, um reflexo da bondade divina que permeia toda a criação, sendo essencial para a mensagem de fraternidade proposta pela Campanha da Fraternidade do ano de 2025.
Com o roteiro abaixo, o devoto e sua família, podem rezar a novena em casa, preparando-se para a novena na Matriz Candelária à noite. Dessa forma, permanecem em união espiritual e comunitária, reforçando sua fé e devoção durante os dias de preparação para a Solene Festa da Padroeira Paroquial, celebrando juntos esse momento especial de devoção e gratidão.
1º Dia da Novena à Virgem da Candelária
Data: 24 de janeiro de 2025, às 19h30, sexta-feira
Lema: Virgem da Candelária, escolhida por Deus
Inspiração Bíblica: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38).
Equipe Litúrgica: Comunidade Sagrado Coração de Jesus / Legião de Maria / Terço dos Homens
Motivação: Neste lema, meditamos acerca do evento da “Anunciação”, no qual o anjo Gabriel anunciou a Virgem Maria que ela seria a mãe de Jesus, o Filho de Deus. Este momento foi uma manifestação sublime da bondade de Deus, que escolheu uma jovem e humilde mulher para ser a mãe do Salvador. A resposta de Maria, cheia de fé e obediência, por meio do “Ecce Ancila” (Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38), lhe tornou uma testemunha de esperança e confiança na providência divina. A bondade de Deus se revelou na escolha de Maria, para se fazer cumprir o plano de salvação.
2º Dia da Novena à Virgem da Candelária:
Data: 25 de janeiro de 2025, às 18h00, sábado
Lema: Virgem da Candelária, portadora da luz
Inspiração Bíblica: “Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre” (Lc 1,42).
Equipe Litúrgica: Catequese de Crisma, Jovens e Adultos / Crismados 2024
Motivação: Neste lema, refletimos sobre o evento da “Visitação”, no qual a Virgem Maria visitou sua prima Isabel logo após a Anunciação do anjo Gabriel. Este encontro se tornou um testemunho da bondade de Deus, que não só preparou e conduziu Maria de Nazaré, mas também proporcionou apoio e confirmação mútua entre as duas mulheres. Ao levar Jesus, Luz do mundo, ainda em seu ventre, Maria leva a esperança e a alegria, iluminando a vida de Isabel, que também está grávida de João Batista. Quando Isabel testemunhou com suas palavras: “cheia do Espírito Santo” (Lc 1,41), revelou-se a bondade e o cuidado de Deus para com toda a humanidade. A Virgem da Candelária, visita hoje nossas vidas e nossos lares carregando consigo a Luz da Esperança, que é seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor.
3º Dia da Novena à Virgem da Candelária:
Data: 26 de janeiro de 2025, às 19h00, domingo
Lema: Virgem da Candelária, deu à Luz a Esperança do Mundo
Inspiração Bíblica: “E deu à luz o seu filho primogênito, envolveu-o em panos e o deitou numa manjedoura” (Lc 2,7).
Equipe Litúrgica: Comunidade N. S. do Carmo / Grupo de Oração / Pastoral do Batismo
Motivação: Neste lema, contemplamos o nascimento de Jesus Cristo, que marca na história e no tempo a manifestação da bondade de Deus para com toda a humanidade, ao enviar, por amor, o seu Filho ao mundo para nos salvar. O nascimento de Jesus se tornou um evento de profunda esperança trazendo luz à humanidade. A Virgem da Candelária, como a mãe de Jesus, se tornou a Mãe da Esperança, pois através de seu ventre sagrado a esperança da Salvação entrou no mundo: “e deu à luz o seu filho primogênito” (Lc 2,7). Maria de Nazaré, ao dar à luz em circunstâncias difíceis e humildes, demonstrou sua confiança plena e total na providência divina. Assim, a fé de Maria e seu amor maternal são um testemunho da bondade de Deus que se revela a cada um de nós em situações tão adversas da nossa existência.
4º Dia da Novena à Virgem da Candelária:
Data: 27 de janeiro de 2025, às 19h30, segunda-feira
Lema: Virgem da Candelária, a mãe da obediência
Inspiração Bíblica: “Luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel” (Lc 2,32).
Equipe Litúrgica: CPA / EJA / Pastoral Face de Cristo / GEV / AA / AL-ANON
Motivação: Neste lema, refletimos sobre a Apresentação de Jesus no Templo, um evento que manifestou a bondade de Deus e reforçou Maria e José como uma família da obediência e da esperança. Afinal, conforme à Lei de Moisés, Maria e José levaram o Menino Jesus ao templo para apresenta-lo ao Senhor. Durante este ato de obediência, Simeão, um homem justo e humilde, reconheceu Jesus como a salvação preparada por Deus para todas as nações: “Luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel” (Lc 2,32). Deste modo, na profecia de Simeão e Ana, se cumpriu as promessas da salvação da humanidade trazendo Luz ao mundo por meio de Jesus, o Filho de Deus. A Virgem da Candelária, ao escutar a profecia de Simeão sobre a missão de seu Filho, aceitou com fé e esperança os planos de Deus, demonstrando sua confiança na bondade divina.
5º Dia da Novena à Virgem da Candelária
Data: 28 de janeiro de 2025, às 19h30, terça-feira
Lema: Virgem da Candelária, mãe da confiança
Inspiração Bíblica: “Levanta-te, toma o menino e sua mãe, e foge para o Egito” (Mt 2,13).
Equipe Litúrgica: Ministros (MESAC) / CAEP / CPP / ECC (1ª e 2ª Etapas) / Encontro de Noivos
Motivação: Neste lema, meditamos acerca da fuga de Maria, José e o Menino Jesus para o Egito, um evento que demonstrou a bondade de Deus em proteger a Sagrada Família e destacou Maria como a mãe da confiança. Após o nascimento de Jesus, um anjo do Senhor apareceu a José em sonho e o instruiu a levar Maria e o Menino Jesus para o Egito, para poderem escapar da perseguição do rei Herodes: “levanta-te, toma o menino e sua mãe, e foge para o Egito” (Mt 2,13). Este acontecimento histórico nos mostra a providência de Deus em tempos de sofrimentos e perigos, afinal Deus sempre nos protege constantemente, se n’Ele mantemos nossa confiança, assim como a Virgem da Candelária o fez. Portanto, Virgem Maria, ao seguir José para o Egito, nos mostra a profunda confiança que sempre depositou na bondade de Deus, pois, mesmo diante à incerteza e ao perigo, ela se manteve firme na esperança de que Deus cuidaria de sua família.
6º Dia da Novena à Virgem da Candelária
Data: 29 de janeiro de 2025, às 19h30, quarta-feira
Lema: Virgem da Candelária, mãe que nos conduz ao seu Filho
Inspiração Bíblica: “Fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2,5).
Equipe Litúrgica: Catequese Familiar e Iniciação / Coroinhas / Cerimoniários / Pastoral da Criança
Motivação: Neste lema, abordamos o evento das Bodas de Caná da Galileia, no qual Jesus realizou seu primeiro milagre a pedido de sua mãe. Este acontecimento, nos revela a bondade de Deus, que através da intercessão da Virgem da Candelária, respondeu às necessidades humanas de maneira generosa e abundante. A Virgem Maria, ao perceber a falta de vinho na festa de casamento, intercedeu junto ao seu Filho Jesus Cristo e, com esperança, confiou que Ele atenderia seu pedido. Neste evento, percebemos a forte e íntima ligação entre a mãe e o Filho, e nos apresenta Maria como a Mãe da Esperança, que nos convida a fazer tudo o que Jesus nos pede: “Fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2,5). A transformação da água em vinho não apenas resolve uma necessidade imediata, mas também simboliza a abundância e a graça de Deus em nossas vidas por meio de seu Filho Jesus Cristo.
7º Dia da Novena à Virgem da Candelária
Data: 30 de janeiro de 2025, às 19h30, quinta-feira
Lema: Virgem da Candelária, sustentada na hora da Cruz
Inspiração Bíblica: “E uma espada atravessará a tua alma” (Lc 2,35).
Equipe Litúrgica: Comunidade N. S. de Fátima / Apostolado da Oração / Mães que Oram pelos Filhos / Associação Nossa Senhora da Candelária
Motivação: Neste lema, refletimos o doloroso encontro entre a Virgem da Candelária e seu Filho Jesus Cristo no caminho do Calvário, a dor que como espada transpassou a alma de Maria: “e uma espada atravessará a tua alma” (Lc 2,35). Este momento de profunda dor e sofrimento foi paradoxalmente também uma manifestação da bondade e do cuidado de Deus que, sustentou Maria, permitindo-lhe permanecer firme ao lado de seu Filho até aos pés da Cruz. Apesar da dor indescritível, Maria é a Mãe da Esperança, pois, mesmo diante da crucifixão, ela confiou no plano divino e na promessa da ressurreição. O encontro entre Maria e Jesus no Calvário se tornou um testemunho da força e da esperança de Deus, com luz forte e verdadeira a iluminar nossos caminhos de trevas e tristezas. A presença de Maria de Nazaré, ao lado de Jesus, nos momentos mais sombrios nos mostra que a bondade de Deus está presente, mesmo nas maiores adversidades que enfrentamos em nossas realidades, sociais, comunitárias e familiares, sempre nos sustentando com a esperança de um futuro redentor.
8º Dia da Novena à Virgem da Candelária
Data: 31 de janeiro de 2024, às 19h30, sexta-feira
Lema: Virgem da Candelária, do Cenáculo para a Igreja em oração
Inspiração Bíblica: “Todos eles perseveravam na oração em comum, juntos com algumas mulheres, entre elas, Maria, a mãe de Jesus e com as irmãs d’Ele” (At 1,14).
Equipe Litúrgica: Comunidade Instrumento de Deus / Terço na Gruta / Pastoral do Dízimo / Funcionários da Paróquia
Motivação: Neste lema, meditamos sobre a presença da Virgem da Candelária no Cenáculo, onde os apóstolos e os outros discípulos se reuniram, em oração após a ascensão de Jesus Cristo. Este momento foi uma bela e profunda demonstração da bondade de Deus, que ao enviar o Espírito Santo em Pentecostes, renovou a esperança da Igreja nascente. A Virgem Maria, estando presente no Cenáculo, desempenhou um papel crucial como Mãe da Esperança, unindo-se à oração e ao fervor dos primeiros cristãos. “Todos eles perseveravam na oração em comum, juntos com algumas mulheres, entre elas, Maria, a mãe de Jesus e com as irmãs d’Ele” (At 1,14). Assim, a presença da Virgem da Candelária no Cenáculo, se tornou um testemunho de sua fé contínua e de sua participação ativa na formação da Igreja primitiva. A presença da Virgem da Candelária, é um símbolo de esperança e unidade para a comunidade cristã, demonstrando que a bondade de Deus continua agindo e inspirando-nos mesmo após a ascensão de Jesus Cristo.
9º Dia da Novena à Virgem da Candelária
Data: 01 de fevereiro de 2025, às 15h00, sábado
Lema: Virgem da Candelária, elevada aos Céus
Inspiração Bíblica: “O Poderoso fez para mim coisas grandiosas. O Seu nome é Santo” (Lc 1,49).
Equipe Litúrgica: Comunidade N. S. dos Navegantes / Escola SION / Escola Candelária
Motivação: Neste lema, refletimos sobre a Assunção de Nossa Senhora, quando a Virgem da Candelária foi elevada ao Reino dos Céus em corpo e alma, como uma manifestação suprema da bondade de Deus. Este evento, celebra a glorificação de Maria, a Mãe da Esperança, que foi exaltada por Deus, como uma recompensa por sua fidelidade e dedicação ao projeto de amor à humanidade. A Assunção de Maria, se tornou um testemunho da bondade de Deus, que, ao honrar a Virgem Santíssima com um lugar especial na glória celestial, confirmou a promessa de redenção e a realização das palavras que ela proclamou em seu Magnificat: “O Poderoso fez para mim coisas grandiosas. O Seu nome é Santo” (Lc 1,49). A Virgem da Candelária, ao ser elevada ao Reino dos Céus, se tornou um símbolo da esperança escatológica e da plenitude da vida eterna, que Deus promete a todos os seus filhos e filhas.
Festa de Nossa Senhora da Candelária
Data: 02 de fevereiro de 2025, domingo
Lema: Virgem da Candelária, mãe da Esperança
Inspiração Bíblica: “A minha alma engradece o Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador” (Lc 1,47).
Equipe Litúrgica: Pastoral Litúrgica
Motivação: Neste tema, meditamos a Virgem da Candelária como a Mãe da Esperança, destacando com sua vida e seu exemplo como farol de fé e confiança para todos nós cristãos. Maria, a escolhida por Deus para ser a mãe de Jesus, é a personificação da esperança divina e da confiança inabalável em Deus, mesmo diante de todas as adversidades, tristezas e alegrias enfrentadas ao longo de sua vida. A Virgem Maria testemunhou, em sua vida, a bondade de Deus, através da sua misericórdia e do seu amor constante pela jovem de Nazaré. Desde o sim de Maria, por meio de seu Ecce Ancilla, ela confiou plenamente em Deus e seu espírito se alegrou por ser a portadora da Luz de Cristo em seu ventre, pois, foi Maria que trouxe ao mundo o Salvador da humanidade.
Programação da Festa – 2025
Novenário à Nossa Senhora da Candelária
EVENTO | DATA | SEMANA | HORÁRIO | GESTO CONCRETO |
---|---|---|---|---|
Santo Terço* do 1º dia da Novena Santa Missa do 1º dia da Novena |
24/01 | Sexta-feira | 18h30 19h30 |
Óleo |
Santo Terço do 2º dia da Novena Santa Missa do 2º dia da Novena |
25/01 | Sábado** | 17h00 18h00 |
Molho de Tomate |
Santo Terço do 3º dia da Novena Santa Missa do 3º dia da Novena |
26/01 | Domingo*** | 17h00 18h00 |
Café |
Santo Terço do 4º dia da Novena Santa Missa do 4º dia da Novena |
27/01 | Segunda-feira | 18h30 19h30 |
Arroz/Feijão |
Santo Terço do 5º dia da Novena Santa Missa do 5º dia da Novena |
28/01 | Terça-feira | 18h30 19h30 |
Macarrão |
Santo Terço do 6º dia da Novena Santa Missa do 6º dia da Novena |
29/01 | Quarta-feira | 18h30 19h30 |
Pasta de Dente |
Santo Terço do 7º dia da Novena Santa Missa do 7º dia da Novena |
30/01 | Quinta-feira | 18h30 19h30 |
Sabonete |
Santo Terço do 8º dia da Novena Santa Missa do 8º dia da Novena |
31/01 | Sexta-feira | 18h30 19h30 |
Produto de Limpeza |
Oração das Mil Ave-Marias | 01/02 | Sábado**** | 8h00 | Fralda Geriátrica Tamanhos G e GG |
Santo Terço do 9º dia da Novena | 14h00 | |||
Santa Missa do 9º dia da Novena | 15h00 | |||
Procissão de Nossa Senhora da Candelária | Após a Missa das 15h00 |
* O Santo Terço de cada dia da Novena será rezado pelas pastorais e movimentos responsáveis pela Liturgia;
** No dia 25 de janeiro de 2025, sábado, não haverá Missa na Comunidade Nossa Senhora do Carmo às 18h00;
*** No dia 26 de janeiro de 2025, domingo, não haverá Missas na Matriz às 17h00 e 19h00, apenas às 18h00.
**** No dia 01 de fevereiro de 2025, sábado, não haverá Missa na Comunidade Nossa Senhora do Carmo às 18h00.
– Roteiro da Procissão: Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária → Rua Araritaguaba → Rua Guaranésia → Rua Curuça → Rua Dias da Silva → Rua Araritaguaba → Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária.
– Após a Procissão retorna-se para a Igreja Matriz, seguida a Bênção Final e a passagem do Manto Mariano;
– Todos os dias após as Santas Missas da Novena à Nossa Senhora da Candelária haverá no pátio da Igreja Matriz festejos externos com comidas, bebidas e som ambiente;
– Preencha o Ramalhete Espiritual do novenário e no dia da Festa, 02 de fevereiro de 2025, domingo, ou ao longo da novena, preencha o formulário e deposite na cesta aos pés de Nossa Senhora da Candelária para concorrer a uma imagem de Nossa Senhora da Candelária, que será sorteada no dia 02 de fevereiro de 2025, na Santa Missa Solene de Encerramento, às 17h00.
– Haverá a Bênção do Manto de Nossa Senhora da Candelária no dia 02 de fevereiro de 2025;
Festa de Nossa Senhora da Candelária – 02 de fevereiro de 2025
Evento | Horário | Gesto Concreto |
---|---|---|
Laudes Solene da Festa da Apresentação | 6h00 | |
Santa Missa da Alvorada Mariana | 7h00 | |
Santa Missa Solene com os Religiosos (as) | 9h00 | |
Santa Missa Solene | 11h00 | |
Santa Missa Solene | 15h00 | |
Santa Missa Solene com as Comunidades (Encerramento) | 17h00 | Alimentos e Latarias (não perecível, exceto sal) |
– Durante todo o dia 02 de fevereiro, domingo, haverá no pátio da Igreja Matriz festejos externos com lanches, bebidas, doces e som ambiente;
– No dia 02 de fevereiro, domingo, não haverá Missa em nenhuma das Comunidades, apenas na Igreja Matriz, celebrando a “Unidade Paroquial”.
Show de Prêmios da Padroeira
Haverá no dia 08 de fevereiro de 2025 (sábado), às 16h00, no Salão de Festas da Candelária, um Show de Prêmios da Padroeira com cartela especial, que será vendida ao longo da Novena e Festa da Padroeira!