Nossa Senhora do Carmo

Rua Severa, 64
Vila Maria Baixa, São Paulo – SP
02111-037

Horário das celebrações:
Quartas Feiras às 19h00 Adoração ao Santíssimo Sacramento rezando pelas vocações e depois segue a Santa Missa às 19:30.

Primeira sexta-feira do mês às 19:30 Missa.

Sábados às 18:00 horas

Domingos às 10:00 horas  

O Instituto das Irmãs Missionarias de São Pedro Claver de Direito Pontifício foi fundado em 1894 e tem sua Sede Geral em Via Dell’Olmata, 16-0048 Roma Itália e são conhecidas como Irmãs Missionárias de São Pedro Claver. 

Em 1984, as Irmãs Matilde Reis Borges ( que trabalhava no Uruguai) e Theresita Varela (trabalhava na Argentina) vieram ao Brasil com a intenção de fundar uma casa. Providencialmente visitando Dom Joel Ivo Catapan, Bispo auxiliar de São Paulo e vigário Episcopal para a Região de Santana, Arquidiocese de São Paulo, e no mesmo dia e hora encontraram-se com Padre Augusto César Pereira. SCJ, então pároco da Paróquia da Candelária Vila Maria – São Paulo, abriram perspectivas positivas para a fundação desta casa. Nesta ocasião Pe. Augusto acolheu a proposta de Dom Joel de receber as Irmãs em sua paróquia, no bairro de Vila Maria. Até então havia no bairro a presença das irmãs do Sion. Neste ínterim a pedido do Padre Augusto César Pereira, as Irmãs foram acolhidas na casa da Senhora Dona Antonieta de Carvalho, com residência na avenida Guilherme Cotching. 

 Em julho de 1984 as Irmãs receberam da sede Geral de Roma, a ajuda financeira necessária para compra do terreno e construção. Em 1985 no  dia 7 de janeiro começou  a construção da residência das irmãs com Capela pública. A partir do dia 30 de janeiro de 1986 as Irmãs mudaram-se para a nova casa ainda em fase final de acabamento.

No dia 15 de fevereiro de 1986 realizou-se a inauguração. Logo em seguida começaram as atividades. A Capela foi ereta “Capela Nossa Senhora do Carmo e São Pedro Claver” e assistida espiritualmente pelos Padres da Paróquia Nossa Senhora da Candelária.

Em 2010 comemorou o Jubileu de 25 anos da chegada das primeiras Missionarias de São Pedro Claver no Brasil. A Comunidade já tem 37anos de existência com a graça de Deus. A atual coordenadora é Ir. Margaret Nalubega que é superiora da casa. 

A secretaria funciona quando a Igreja está aberta. A atual Secretaria é Lourdes Vitorio e durante o dia as Irmãs atende a portaria e o telefone. Respondendo ao povo que procura serviços religiosos encaminhando para a secretaria paroquial para contatar os padres. O Responsável do Dízimo é Sr. Carlos Araújo.

Galeria de fotos