História

A Igreja Candelária foi fundada no dia 17 de dezembro de 1933 e está localizada na Praça Nossa Senhora da Candelária, no bairro de Vila Maria, em São Paulo, SP.

O Pe. Fernando Baumhoff, SCJ, veio para São Paulo e tornou-se o primeiro vigário, assumindo a Paróquia logo no seu início. Sendo assim, a igreja foi confiada à Congregação dos Padres do SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS (DEHONIANOS).

Foi na Capela Nossa Senhora dos Navegantes, onde se realizaram as primeiras celebrações e, em 1935, provavelmente no dia 17 de fevereiro, o Monsenhor Ernesto de Paula benzeu e celebrou missa na nova, mas provisória, Igreja Paroquial.

Nessa data, administrou também o primeiro Batismo, quando começou a ser chamada de Matriz de Nossa Senhora da Candelária. Em abril de 1952, as missas dominicais passam a ser celebradas nessa Igreja, ainda em construção, mas já coberta e oferecendo mais conforto.

A Imagem

A imagem que representa a devoção à Nossa Senhora da Candelária, venerada em nossa Paróquia, é a Virgem Maria vestida com traje branco e manto azul. No seu braço esquerdo, o Menino Jesus. Ambos seguram uma vela. A cabeça é rodeada por uma auréola de luzes. Tendo a imagem, portanto, sua característica na vela e na luz.

Lembra, também, a lenda da origem da devoção, nas ilhas Canárias.

O sentido que se esconde por trás da figura é Maria, como mãe, apresentando Jesus Cristo, a luz do mundo.

Em 1935, a imagem era a Virgem com o Menino e um lírio, chamada de Nossa Senhora da Candelária, entretanto não tinha o simbolismo das outras e, desse modo, foi substituída em 1947.

A primeira imagem retratando a devoção à Candelária foi idealizada e enviada pelo Vigário Pe. Francisco José Kunitz, SCJ, em maio de 1947, e representa Nossa Senhora com o Menino ao colo, empunhando uma vela.

A imagem atual é a segunda dedicada à Nossa Senhora da Candelária e encontra-se no altar-mor da matriz, rodeada de luzes como convém.

Em 19 de dezembro de 1954, foi entronizada na matriz nova. Tem 2,75 metros de altura e foi esculpida em madeira por Artur Pederzoli.

Nossa comunidade celebra solenemente o dia de Nossa Senhora da Candelária no dia 02 de fevereiro.

Nossa Senhora da Candelária, iluminai-nos!

Fonte: Devocionário Igreja Nossa Senhora da Candelária – Pe. Augusto César Pereira S.C.J. (in memória)